O cerrado “pede” socorro...

Uma das formações vegetais de grande validade à sociedade humana em perigo! O cerrado assume a segunda posição como a maior formação vegetal brasileira. No passado, estendia-se originalmente por uma área de dois milhões de km², abrangendo vários estados do Brasil. Hoje, restam apenas 20% desse total. Assume relevância para a manutenção da vida em nosso território, possuindo uma rica biodiversidade. Esse domínio morfoclimático passa pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

É uma formação vegetal que possui solo de savana tropical, pobre em nutriente e rico em ferro e alumínio, abrigando plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Um grande domínio ameaçado pelas ações antrópicas sobre o meio natural. Apresentando uma dimensão variável em espécies animais e vegetais, sendo seriamente afetado pela caça, pelo desmatamento e pelo comércio ilegal.

O cerrado é um domínio natural brasileiro que sofreu grande alteração com a ocupação humana desde o início da colonização. Hoje, menos de 2% está protegido em parques ou reservas. E os parques que nos restam, será que fielmente estão conservados? Os animais e as formações vegetais que ali vivem, estão plenamente preservados? Como ‘anda’ a rede física e a manutenção geral de nossos parques? Diante da modernização e industrialização, vimos essa paisagem natural ser destruída com o passar dos tempos. Agora, o cerrado “pede” socorro! Várias espécies animais e vegetais estão desaparecendo diante das paisagens de plantações e das grandes cidades que tomaram conta de nosso país. Em meio às paisagens urbanas, o cerrado, ainda, tenta sobreviver.

É preciso conscientizar a população da validade de nosso cerrado. É necessário criar medidas, urgentemente, para salvar esse domínio. Ambientalistas afirmam que, nos últimos 50 anos, a vegetação do cerrado diminuiu para a metade do tamanho original. Se continuar nessa intensidade e a omissão de nossos governantes, a devastação dessa riqueza natural possibilitará apenas as lembranças em fotografias e vídeos em um tempo próximo.

Os governantes devem criar projetos que viabilizem a riqueza do cerrado. Assim, possibilitando um desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento social, gerando e despertando uma visão de sustentabilidade ambiental. É preciso, diante da grande urbanização, da expansão de lavouras, gerando constantes desmatamentos pela paisagem natural do cerrado, cobrar e buscar caminhos para salvar a biodiversidade existente nessa área, pensando no hoje e no amanhã.

Mas como alterar as ideias sobre essa riqueza natural? O que podemos fazer? Primeiramente, é criando nas Escolas, um despertar da mentalidade de preservação das crianças e jovens, assim, teremos futuramente uma formação e consolidação de um pensamento viabilizado em conscientização na prática, onde teremos um futuro melhor em nosso país. Possibilitando maiores e melhores saberes para nossos jovens, para que assim, cobrem de nossos governos ações corretas para a proteção de nossas riquezas naturais. Uma população sábia é mais difícil de dominar e de influenciar suas condutas e seus comportamentos.

Preservar o cerrado brasileiro é possibilitar a manutenção e a proliferação da vida no nosso país e assim, criando um mundo melhor. As vegetações de forma em geral, estão sofrendo queimadas e desmatamentos desordenados e ninguém faz nada. Precisamos de “acordar” e fazer algo em prol de nossas florestas e dos animais, muitos deles, estão extintos de nossa fauna e flora. Vivemos na pós-modernindade, e ainda, não pensamos de forma eficiente em preservar as riquezas naturais. Pensar no amanhã é o procedimento adequado, criando na prática, uma Educação Ambiental de maneira atuante e visando os recursos naturais de forma sustentável.

O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma vasta riqueza ambiental. Temos o título do maior rio mundial, sendo a maior bacia hidrográfica do globo, umas das maiores florestas; a Amazônia, com uma biodiversidade relevante, enfim, temos várias características de validade tamanha para nosso povo, mas ainda, temos muita coisa a fazer para pensar de forma ambientalmente correta. Começando primeiramente, preservando nossas vegetações, em especial o cerrado, que é um domínio importante para a nossa nação do ponto de vista natural/ambiental, social, político, econômico...

O cerrado assume papel de protagonista de nossa vegetação, faz parte de muitos estados e com histórias de nosso povo envolvendo esse domínio de manutenção e equilíbrio para as gerações presentes e futuras. Não à devastação de nossas formações vegetais! Nossa humanidade depende delas constantemente. A paisagem do cerrado brasileiro deve ficar mantida eternamente. O desenvolvimento econômico deve vir ligado ao desenvolvimento sustentável, viabilizando procedimentos ambientalmente corretos para que possamos progredir enquanto nação, e jamais, esquecendo a nossa conscientização social.

Todos nós somos responsáveis pela preservação de todos os domínios morfoclimáticos no nosso país. Juntos, conseguimos a conscientização e o despertar de nossas atitudes em consolidação, na prática, em defesa do cerrado. Empresas, poder público e cidadãos comuns, todos em prol de uma visão de preservação e manutenção de todas as riquezas naturais existentes no Brasil. Somente assim, poderemos ter uma nação melhor para vivermos. Sempre conciliando teoria e prática! O cerrado “pede” socorro! E você, cidadão brasileiro, o que está fazendo para salvá-lo?