VANTAGENS E DESAFIOS DE SER EMPREENDEDOR HOJE NO BRASIL
Há um bordão que diz que querer é poder. Discordo. Nem sempre se pode aquilo que se quer e vice e versa. No que tange ao empreendedorismo, acredito que não é para quem quer e pode, mas sim para quem sabe, para quem tem espírito empreendedor.
Já li histórias de pessoas simples, sem muito conhecimento e que são empreendedoras, tiveram um “insight” e hoje estão ganhando muito dinheiro ou as que conseguem galgar espaço dentro da empresa em que trabalham com suas idéias brilhantes.
Outras que mesmo com dinheiro e bem instruídas, não conseguem se manter no mercado, porque não tem boas idéias e nem espírito empreendedor e acabam falidas.
Porém não é muito fácil empreender em nosso país. O Brasil ainda é muito burocrático e isso dificulta o mundo dos negócios. Com as mudanças introduzidas pelo Governo Federal e a reforma tributária além do novo código civil fica difícil abrir uma empresa, mantê-la ou até mesmo encerrá-la. O acesso ao crédito além dos impostos altos são também fatores importantes que dificultam a vida do empreendedor na hora de abrir uma empresa.
Por outro lado, o Brasil é um país de muitas possibilidades nos negócios. A diversidade de ramos de atividade econômica é muito grande: na indústria, no comércio, na agricultura, no turismo, na cultura. Outro ponto a destacar é a criatividade do brasileiro que é muito aguçada. Tem-se idéia para praticamente tudo em nosso país.
Mesmo assim, um grande número de empreendedores esbarra nas dificuldades de sobreviver no mercado e são tragados pela inércia da burocracia brasileira.
Já o governo, mesmo cercado por tantos cuidados não consegue evitar a sonegação e a informalidade.
É necessário buscar alternativas para facilitar o empreendedorismo, acesso ao crédito e incentivos fiscais para que o país cresça e aumente a oferta de emprego dando melhor qualidade de vida aos brasileiros.