Trabalho

Desde que o ser humano se reconhece na face da Terra, percebeu que, através do seu trabalho, conseguiria obter a sua subsistência, seja no que se refere ao alimento, seja através do progresso, principalmente material, fruto da acumulação de conhecimento.

Seja qual for o período histórico, sempre esteve presente a importância do trabalho, mostrando que o ser humano somente consegue algo quando exerce um trabalho. Com ele, e unido com a acumulação de experiência e conhecimento, vê-se o progresso tecnológico que a sociedade apresenta atualmente.

Pois bem, com essa observação tenta-se mostrar que o trabalho não é apenas uma obrigação, ou seja, trabalhar não é um fardo que aguarda o jovem, e que o seguirá por toda a vida, nem um peso que muitos acreditam ter, o que os leva a tristeza, depressão, conflitos, tão comum nos tempos atuais. Possuir essa visão do trabalho é negar a necessidade humana de desenvolver o meio em que vive. É igualmente abrir mão da capacidade a nós concedida de manifestar a criatividade e continuar a evolução.

O trabalho é, de fato, o momento em que o ser humano coloca a sua energia e torna-se capaz de alterar o meio em que vive. Através do trabalho, seja ele qual for, o Homem tem a oportunidade de colocar a sua criatividade e sua iniciativa e dar ao mundo a sua marca, fruto da evolução de cada ser, na contribuição do progresso da Humanidade. Por isso, não importa qual a atividade exercida, mas sim a dose de respeito e dedicação colocada naquela atividade.

O trabalho não é um peso, mas um dever. É através dele que o Homem se manifesta, onde transforma seus pensamentos em algo concreto. É com ele que o ser humano adquire mais conhecimento e que, se devidamente aplicado e assimilado torna-se sabedoria, e amplia a evolução do indivíduo. É, enfim, como fruto do seu trabalho que o Homem mostra à sociedade o quão importante é.

Privar o ser humano do trabalho é privá-lo daquela força que imprimirá ao mundo a sua marca. Não dando a oportunidade de trabalho, deixamos de aproveitar toda a experiência que um ser humano possui e o deixamos sem a realização pessoal, que se transfigura por meio de seu trabalho.

É por causa disso que as legislações de todas as nações possuem normas de proteção ao trabalho, pois tem ciência que é a partir dele que a individualidade se manifesta, além de estar ciente de que a proteção ao trabalho é, no fundo, a proteção ao próprio se humano em sua individualidade.

Por isso, não existe o trabalho mais importante, pois cada um, à sua maneira, contribui para a evolução do meio, bem como não existe o trabalho que se torna um fardo, mas sim o trabalho que, se executado com respeito, contribui para a evolução do indivíduo e progresso social.

A interação de cada um exercendo a sua função é capaz de mudar o meio e por isso devemos reconhecer não só a importância do trabalho no seu aspecto individual, mas também que todos devem ter acesso a ele para a evolução do meio.

Piracicaba, 16 de maio de 2.003.

julianopd
Enviado por julianopd em 25/11/2011
Código do texto: T3355304
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.