Reflexões

Reflexão é o ato de meditar, pensar maduramente. Por isso, refletir é dedicar-se a si mesmo, analisando a nossa própria existência, onde passamos a observar nossos passos e ver nossos ideais, e, com base nas conclusões tomadas, procurar traçar caminhos de forma a tornar esses nossos passos mais firmes e esses nossos ideais mais condizentes com nossos princípios.

Por isso perguntamos: o que fazemos de nossa vida? Como têm sido nossos passos? Que caminhos temos seguido? Como estamos lidando com nossos ideais? E quais são esses ideais?

Claro está que somos responsáveis por nossos ações, omissões, pensamentos e palavras e, dessa forma, nossa vida passa a ser o reflexo dessas manifestações. Deixamos, pois, transparecer externamente o que está enraizado internamente.

E como devemos agir?

Nossas atitudes ante a vida devem ser sempre baseadas no altruísmo, ou seja, devemos fazer de nossas vidas a construção de um Mundo Melhor, mais digno, onde cada um tem condições de desenvolver uma vida respeitosa e serena, sem a imposição de condições de quaisquer natureza. Não significa, como é evidente, que devemos nos despojar de tudo o que nos cerca, mas sim usarmos a nossa vida a serviço de todos, pois sentiremos a verdadeira felicidade no dia em que nos doarmos a uma causa efetivamente Absoluta, que é a construção desse Mundo onde o ser humano é respeitado pelo simples fato de ser quem é.

Além disso, o respeito e a harmonia são pilares que fazem de homens livres, efetivos construtores desse mundo mais justo. O respeito é reconhecer o valor de cada ser que compõe o universo. A harmonia é interagir com esse universo e juntos desenvolvê-lo. É uma simbiose que, à medida que se desenvolve um, o outro naturalmente é beneficiado.

Esses ideais, não são utopias, nem são sonhos tão distantes, como pode parecer a princípio, mas são sementes que, se plantadas no coração de cada ser humano, poderão um dia, se bem regadas e cultivadas, resultar em frutos que transformarão o nosso planeta. Hoje podemos até não ver perspectivas positivas para essa transformação, mas ainda sim devemos trabalhar, pois tal qual um grande tempestade ou um período de seca prolongada, a semente posta na terra procurará ganhar seu espaço e mostrar seus frutos, por maiores que sejam as adversidades. Essa é a meta que devemos ter: seguir nossos sonhos e ideais, visando a evolução de todo o planeta.

Tal realização não está longe e nem depende apenas dos demais, mas sim deve começar por nós, mudando cada ser a sua atitude, visando reconstruir nosso mundo e fazer da nossa vida a busca desse Mundo Melhor.

Piracicaba, 27 de janeiro de 2.003.

julianopd
Enviado por julianopd em 25/11/2011
Código do texto: T3355310
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.