Desigualdade social.

Na realidade mundial percebemos, infelizmente, a existência de populações vivendo em completo estado de miséria. Em vários países, sobretudo nos subdesenvolvidos, elas vivem, ou melhor, sobrevivem abaixo da linha da pobreza. No Brasil, por exemplo, o descaso do governo gera desigualdade social e a falta de um forte investimento na área da educação. Essas, por sua vez, são, dentre outros, aspectos que contribuem para a existência dessa triste realidade.

O maior problema oriundo da desigualdade social não é a diferença salarial entre as classes. O que contribui como maior óbice da desigualdade entre as classe sociais é a falta de oportunidades que os menos favorecidos possuem, ou seja, a desigualdade de oportunidades. As classes baixas e as que vivem abaixo da linha da pobreza sofrem com a falta de oportunidade de um ensino de qualidade e, em consequência disso, de um bom emprego. Isso acarreta, a médio e longo prazo, populações lutando para sobreviver, sem educação suficiente para melhorar de vida.

Vale ainda ressaltar que o pouco investimento do governo brasileiro em educação de qualidade é um dos motivos para a existência de populações vivendo em estado de completa miséria. Sem uma educação adequada, essa população não conseguirá, de forma alguma, sair da condição em que se encontra. Somente a educação pode livrar o homem de seu estado de ignorância, conduzindo-o a obtenção de um bom emprego e, por consequência, tirando-o do estado de miséria.

O governo federal brasileiro deve, portanto, em virtude dos fatos mencionados, oferecer oportunidades iguais a todas as classes sociais, realizando um investimento sólido e duradouro na área da educação. Essa é a única forma eficaz de eliminar o estado de miséria na qual se encontram algumas populações.

Elizeu Júnior
Enviado por Elizeu Júnior em 13/12/2011
Reeditado em 23/04/2012
Código do texto: T3386106
Classificação de conteúdo: seguro