Nossas ações perante o Meio Ambiente

Parece que a humanidade, ou pelo menos parte dela, despertou para a necessidade de se preservar o meio ambiente, haja vista a importância fundamental para a manutenção da vida no planeta. Já foram analisados e devidamente rebatidos os argumentos de que a mudança climática não sofre influência da ação humana. No momento presente, é consenso no meio acadêmico, político e social, de que a atitude do ser humano é determinante para a preservação ou não da biodiversidade.

Diante dessa nova realidade, surgem inúmeros debates e propostas que objetivam traçar meios para se mudar a matriz energética, bem como desenvolver meios de se preservar o meio ambiente. Propostas existem no âmbito científico, e outras mais surgirão, em razão da atividade humana.

Porém, não são apenas as ações políticas e científicas que trarão mudanças ao planeta. É necessário a assunção do compromisso de preservação do meio ambiente pelo ser humano para que tenhamos resultado efetivo nesse campo.

Com efeito, esperar que propostas políticas e avanços tecnológicos sejam os únicos responsáveis pela mudança da forma como o ser humano age no planeta, é uma atitude egoísta e alienada. Ademais, essas ações pouco representarão se não houver o comprometimento do ser humano nessa empreitada.

O fato é que cabe ao ser humano, analisado individualmente, agir com vistas à preservação do meio ambiente. São ações individuais que trarão efetivas mudanças na preservação da biodiversidade, fruto da consciência de cada um diante dessa necessidade de conservação. São atitudes simples, como a reciclagem do lixo que gerarão efetiva alteração no quadro atual.

É evidente que ações políticas (exemplo disso é a política de incentivo ao desenvolvimento da tecnologia do biodíesel e do álcool combustível), bem como novas tecnologias (cite-se como exemplo o surgimento de novas fontes para a extração de biodíesel) trarão bons resultados. No entanto, ainda pode-se fazer mais. O processo de reciclagem é um exemplo típico que traz bons resultados e que ainda requer mais atenção dos órgãos governamentais para seu desenvolvimento.

Claro está que a humanidade começou a despertar seu interesse para a preservação do meio ambiente, mesmo porque, sua permanência como espécie está fundamentalmente atrelada a essa questão.

Para que haja um resultado efetivo, é necessário que todos, de forma individual, assumam seu compromisso. Em outras palavras, necessita-se de que o ser humano assuma seu compromisso e efetive sua participação nessa nova realidade através de sua ação individual.

A melhoria da qualidade de vida do ser humano, bem como a preservação da vida no planeta requer esforços de cada um, pois todos os seres humanos são responsáveis pelo destino que a Vida como um todo terá.

Piracicaba, 2 de março de 2.007.

julianopd
Enviado por julianopd em 22/12/2011
Código do texto: T3401204
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.