O PIQUENIQUE

Chegaram as férias. Os alunos da 12ª Classe do Curso de Biologia do Colégio SAVANA da cidade de Benguela organizaram um piquenique com o apoio da coordenação do curso. O professor Fabrício Cardoso acompanhou os alunos nessa sua actividade extra-escolar. No dia 6 de Junho de 2011 aconteceu o tão esperado momento. Uma semana antes foi feita a aquisição de consumíveis, aparelho sonoro e escolha do local: era debaixo de uma frondosa mulemba, próximo de um regato que jorrava a cristalina água de Caimbambo, há uma centena de quilómetros da cidade.

O aluno Afonso Caristo chefiava o grupo nessas incursões e mandara cortar as árvores em redor do acampamento para conferir ao espaço maior visibilidade e acesso. A acção foi reprovada pelo professor Fabrício que por motivos ecológicos preferia um acampamento no meio da paisagem natural. Gerou-se então uma controvérsia: os estudantes estavam agora divididos. Uns apoiavam a ideia de Afonso Caristo, puramente recreativa, e outros poucos, concordavam com o professor, defensor da preservação de valores favoráveis ao uso racional dos recursos ambientais. No final todos perceberam que os espaços verdes devem ser preservados para o equilíbrio ecológico.