Vozes do nosso sentir

Voz, instrumento de manifestação através do som de um ponto de vista ou elemento de transmissão oral de um pensamento. Voz, articulação de sons que exprime um anseio, uma visão, e serve para criar interação entre seres humanos.

Somente o ser humano é capaz de exprimir um pensamento através da voz. Realmente, os demais animais realmente produzem sons. No entanto, a voz, como transmissão de experiências, questionando a realidade e manifestando conhecimento cultural, é apenas uma característica humana.

E o que fazemos com nossa voz? Estará ela transmitindo nossas experiências, nossas emoções? E será ela instrumento de manifestação daquilo que acreditamos? Ou a usamos apenas para nos impor?

Mas o mais importante, será apenas a voz a portadora de nossas crenças e pensamentos? Ou será que nossos atos também respondem àquilo que pensamos e defendemos? Ora, o ser humano é conhecido por seus atos e não por suas palavras. As palavras são manifestações de um pensamento, mas elas só adquirem força a partir do momento que as ações transmitem esse mesmo pensamento. A partir daí as palavras adquirem força, por manifestarem uma ação.

Oca é a voz que transmite apenas palavras sem ter como suporte uma ação.

A voz pode se tornar manifestação real do nosso pensamento, quando aliada às ações, que dão peso e força às nossas palavras. Nesse momento, a voz passa a manifestar um sentimento, pois ela fica carregada de emoção. Dessa forma, nossas palavras adquirem vida e passam a representar o que realmente sentimos e vivemos.

A voz deve ser portadora dessa emoção, desse sentimento. Deve ela manifestar nossos ideais e ser o instrumento oral de manifestação daquilo que acreditamos, daquilo que almejamos.

Que a voz se torne, pois, a exteriorização de nossos pensamentos, e que ela esteja em sintonia com nossas ações. E porque não dizer: que nossas ações busquem o bem comum, um mundo melhor, e assim transmitamos a todos esse ideal.

Piracicaba, 28 de maio de 2.008.

julianopd
Enviado por julianopd em 27/12/2011
Código do texto: T3408806
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.