Asseguração dos direitos de menores brasileiros

Nos anos 70, século XX, a população brasileira era de 90 milhões e hoje, um pouco mais de trinta anos, ultrapassa a casa dos 170 milhões. A expressão planejamento familiar é para chamar a atenção, mas o correto seria falar em controle de natalidade.

Apenas com base nestes meros dados estatísticos, surge a seguinte pergunta. Será que o emprego cresceu na mesma proporção, as vagas nos Hospitais, Públicos e Privados, a habitação representada pelo número de moradias, o saneamento básico, entre outros?

A imprensa tem divulgado atos de violência contra as crianças, o trabalho escravo que também afeta as crianças, e todos estes atos e fatos são atribuídos ao Estado. O Estado realmente tem a sua parcela de culpa, mas os pais também são responsáveis. A colação de um filho no mundo exige responsabilidade, e parece que ninguém tem coragem de mencionar esta questão.

As pessoas se comovem com determinados fatos, mas se esquecem que os pais são responsáveis pelos filhos, e muitos, principalmente aqueles que colocam os filhos no mundo pensando apenas no futuro, em serem amparados na velhice, sem proporcionar qualquer condição de vida aos nascituros, deveriam estar sendo levados a uma reflexão a respeito da paternidade e da maternidade.

A sociedade precisa rever muitas questões e parar com o assistencialismo, o clientelismo. A melhoria das condições de vida da população exige um planejamento familiar efetivo e até mesmo um controle de natalidade.

É muito fácil colocar filhos no mundo para os outros criarem, ou na melhor das hipóteses para o Estado criar, com bolsa escola, bolsa família e outras bolsas espalhadas por este país.

Somente com o exercício da responsabilidade tanto do Estado como da sociedade é que o Brasil se tornará um país melhor e quem sabe livre da corrupção e da pobreza.

Todos têm direitos, mas todos também tem obrigações e responsabilidades, principalmente com aqueles que são trazidos ao mundo, para se evitar que sejam explorados ou tenham que viver na pobreza ou na miséria.

As pessoas precisam ser esclarecidas para que possam fazer escolhas mais acertadas, e não ficarem dependendo da boa vontade dos outros ou do assistencialismo do Estado. Muda Brasil!

Gustavo Scalioni
Enviado por Gustavo Scalioni em 13/01/2012
Reeditado em 13/01/2012
Código do texto: T3438383