Curiosidades do Futebol

É impressionante como o time de futebol amador do IPA(Instituto Porto Alegre)foi campeão da copa SINTAE, conquistando o seu primeiro título de uma forma invicta,ganhando todos os jogos.Os jogadores deste time não tem liberações das quadras de esportes para treinarem frequentemente dentro da sua própria instituição de trabalho para treinarem, desestimulando o interesse e a união dos seus funcionários,sem lazer no seu local de trabalho.Para conseguir ,é uma burocracia, e o custo é de 40$reais,coisa que deveria ser de graça.Os times da copa eram de “superpotências” como a PUC com seus 3 times, o colégio La salle, a Ulbra com seus patrocínios estampados nas suas camisas e o colégio Assunção.Todos estes participantes tinham no seu próprio uniforme o logotipo das suas instituições ,sendo que o IPA, jogou com o seu uniforme de um outro time da cidade de Alvorada, Estela Maris.Com suas dificuldades internas ,no último dia das inscrições para copa, só tinha apenas 5 inscritos, menos da metade do mínimo que é 7, para o futebol society. Os jogadores conseguiram prorrogar o prazo entraram com o máximo permitido, 12 jogadores.Estes dias atrás, li no jornal Zero Hora, a matéria da seleção uruguaia com suas dificuldades financeiras, com péssimas condições estruturais e materiais de preparação para a copa Sul Americano de futebol sub 20 masculino 2011, os jogadores uruguaios, ficaram concentrados num hotel nada luxuoso, com uma piscina de plástico para os atletas ficarem de molho após os treinos, só para nós termos uma idéia da precariedade estrutural da sua categoria de base. Os uruguaios, se preparavam para pegar o Brasil, uma super potência mundial, organizada pela CBF (confederação brasileira de futebol) para colocar a sua delegação inteira nos melhores hotéis do mundo, e mesmo com este apoio, não passamos das quartas de finais na copa do mundo, na África, nem mesmo na copa América. Isto é um absurdo! É um absurdo de eles não levarem as coisas a sério, sendo que os nossos hermanos, se classificaram para as olimpíadas de Londres, e alcançaram a quarta colocação na copa do mundo na África do Sul, a melhor desde o maracanaço, na época, a imprensa brasileira já entregavam a faixa de campeão do mundo para nós, dando o favoritismo absoluto antes do jogo que perdemos.Pura soberba!

Fico pensando, se os funcionário do IPA tivessem apoio dentro da sua própria “casa”, a onde eles chegariam? Portanto, vamos esperar que as coisas melhorem por aqui e acabem com essa ignorância das obras no estádio Beira Rio em Porto Alegre. E também da arrogância das pessoas envolvida da copa dizendo que “está tudo bem" para o evento mundial. Encarar os problemas com seriedade, simplicidade e nitidez é uma forma de tratar o povo brasileiro com dignidade e respeito. O que falta, neste País.

Sergio Assis dos Santos
Enviado por Sergio Assis dos Santos em 18/01/2012
Reeditado em 27/01/2012
Código do texto: T3447956