INQUISIÇÃI

INQUISIÇÃO

o portal nos levou ao meio de vários corpos queimado, de cara notei que se tratava da hera medieval, ao longe via vários feudos enormes, vigiados com guardas armados até os dentes, portas grades de madeira e ferro, e em sima de seus muros mais solados vigiando, para que nem um estranho entra-se em seus dominios se a autorização do senhor feudal como assim diziam.

Apensar de haver senhores feudais, quem reinava na verdade era a IGREJA ROMADA a cima de todos e de tudo, sua autoridade máxima sempre foi uma dor aos pobres corações de quem perdeu tudo.

Nos olhavamos tudo aquilo com imenso despreso e amargura no peito pois sabiamos que nossos irmaos estavam ali, torutaros e massacrados.

Mesmo antes de oficializada a Inquisição, a mesma já se fazia presente em pleno tumulto da Idade Média, para Oeste através da Europa marchavam os chamados “demônios da heresia”, ou seja nossos amigos que pregavam a verdade antes de nos.

Eliseu falou:

nossa o que o portal quer nos mostrar nos trazendo a esse lugar?

EU FALO:

eu não sei apenas acredito que seja algo importantes

espero que sim esse lugar me da arrepios

tudo bem, acho que o portal nos trouxe a onde presizamos ir pra salvar a dalila

creio que não haja muito tempo, porque o portal sempre nos tira da lugar quando achamos a cura

bem, eu acho que a única cura esta mais próxima do que esperamos.

Dalila fala.

Foi em orlandes que meu tiu escreveu um dos seus primeiros livros, e onde ele conheceu aquele amigo que lhe deu o medalhão mais tarde

eu falo:

é só esperar pra ver o que vai acontecer

é eu acredito nisso.

Lucas fala:

-reformistas que consideravam a igreja dispensável e acreditavam que o Reino de Deus estaria no coração de cada um.

Eu falo:

-é mas a Igreja deu o seu recado: organizou o primeiro grande Tribunal Público Medieval contra a heresia em Orleans em 1022.

elizeu fala:

– vamos até a cidade, ver o que esta acontecendo por lá

luk fala:

-mas como vamos entrar la?

- bem todos os feudos tem agulhas, pequenas passagens por onde os camelos passam para

sairem e beberem aqua, vamos entrar por lá.

- creio que seja um pouco dificil eles estao vigiando tudo.

-estao mas nem sempre, ninquem trabalha ou faz nada nos DOMINGOS.

Eu me intrometo e falo:

- ele tem razão luk a igreja acredita que o domingo é o dia que deus descansou na criação do mundo, mas eles estao erados porque o domingo é o primeiro dia da semana.

Luk fala:

- que dia é hoje?

-sabado, vamos ficar por aqui e domingo pela manha entramos, eles não vão nos fazer nada, é lei.

Eliseu fala:

-podemos usar esse tempo pra conversar um pouco e esclarecer nossas ideias.

Eu falo:

você tem razão pode ser.

Luk fala:

-Em inúmeros Tribunais Civis e nas temidas cortes da Inquisição, a acusação era sinônimo de condenação e a condenação uma sentença de morte das mais variadas; flageladas e mutiladas pelos torturadores, a carne dilacerada e os ossos quebrados, as vítimas confessavam coisas absurdas; os que tivessem sorte seriam decapitados ou mortos de maneira relativamente mais humana antes que seus corpos fossem reduzidos a cinzas em fornos.

Eu falo:

- E os azarados, queimados vivos e em fogueira de madeira verde para que a agonia se prolongasse.

“Amarrando as mãos e os pés do prisioneiro com uma corda trancada que lhe penetrava nas carnes e nos tendões, abriam a boca da vítima a força despejando dentro dela água até que chegasse ao ponto de sufocação ou confissão.”

eliseu fala:

- poise isso durou aproximadamente 300 anos ceifando a vida de milhares de inocentes que não tiveram nem a opção de lutar pela sua própria liberdade de expressão.

Eu falo:

-Esse frenesi de ódio e homicídio alastrou-se como fogo em diversos lugares incendiando a vida civilizada; França, Itália, Alemanha, Espanha, Países Baixos, Inglaterra, Escócia, Áustria, Noruega, Finlândia, Suécia e por um breve período, saltaria o Atlântico inflamando até o Novo Mundo.

Luk fala:

-Sorrir era proibido! O tom sério afirmou-se como a única forma de expressar a verdade e tudo que era importante e bom.

Eliseu fala:

-O riso foi declarado como uma emanação do diabo.

Eu falo:

- O cristão deveria conservar a seriedade sempre, para demonstrar seu arrependimento e a dor que sentia na expiação dos seus pecados.

Dalila fala:

- é esse costume de seriedade é usado ate hoje em muitas igrejas pelo mundo parace que a inqueisão ainda não foi completamente exterminada na nossa época.

Eu falo ironicamente:

-A mocinha que é boa sofre sempre e é tristonha; a bruxa ou feiticeira que é má está sempre dando gargalhadas.

Eliseu fala:

- Frei Guillaume Adeline era prior de um importante monastério em Saint-Germaine-em-Laye, era também renomado doutor de teologia, ele foi acusado de prática de feitiçaria.

Eu falo:

- só porque ele sabia das coisas, apensar de ter dinheiro não se salvou do massacre.

Luk rindo fala:

- as ofensas que foi obrigado a admitir devem ter parecido ironicamente ridículas: manter relações sexuais com um súcubo, voar montado numa vassoura, beijar o ânus de um bode.

Eu falo:

- é mas essas acusasoes na quela época condenaram o Frei Guillaume Adeline a ser queimado vivo.

Elizeu fala:

-bem pessoal e melhor pararmos por aqui hoje, já esta anoitecendo melhor descansarmos para amanha termos energia.

Luk fala:

- você tem razão

A tortura e o temor distorciam a verdade, vizinhos acusavam-se mutuamente, cristãos denunciavam companheiros de religião, crianças testemunhavam contra os próprios pais, era família contra família, esposas delatavam seus maridos, camponeses voltavam-se contra seus senhores, foi um reinado de horror, no qual eram forçados a delatar uns aos outros.

o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. Mateus 10:21

E a Igreja foi a principal responsável...pelas mudanças na atitude das pessoas e na política oficial que resultaram numa grande carnificina.

“O prisioneiro, com as mãos amarradas para trás, era levantado por uma corda que passava por uma roldana, e guindado até o alto do patíbulo ou do teto da câmara de tortura, em seguida, deixava-se cair o indivíduo e travava-se o aparelho ao chegar o seu corpo a poucas polegadas do solo. Repetia-se isso várias vezes. Os cruéis carrascos, as vezes amarravam pesos nos pés das vítimas, a fim de aumentar o choque da queda.“

“Depois havia a tortura pelo fogo. Colocavam-se os pés da vítima sobre carvão em brasa e espalhava-se por cima uma camada de graxa, a fim de que este combustível estalasse ao contato com o fogo."

O Juiz Heinrich Von Schulteis de Rhineland do século XVII, considerava a tortura agradável aos olhos de Deus. Ele chegou a cortar os pés de uma mulher e despejar óleo quente nas feridas abertas.

Quanto ao réu não saber quem o acusou e acusou-o de que, isso era extremamente interessante para a igreja, porquê dessa maneira a igreja pegava qualquer pessoa que tivesse posses e a acusava de qualquer coisa, assim sendo, a pessoa seria condenada e todos os seus bens confiscados pela “Santa Igreja”.

“Pescadores de dinheiro e não de almas”, com mil fraudes para esvaziar os bolsos dos pobres, assim eram descritos os bispos da época. De acordo com o legado papal na Alemanha, eles reclamavam de que o clero em sua jurisdição só sabia se refestelar de luxo e gulodice, não respeitava jejuns, fazia transações comerciais, jogava e caçava. Eram enormes as oportunidades de corrupção, até para a realização de seus deveres oficiais exigiam dinheiro, casamentos e funerais sem pagamento adiantado não existia e antes de uma doação não se realizava comunhão, até mesmo os agonizantes ficavam sem seus últimos sacramentos caso algumas moedas não tilintassem no cofre. As famosas indulgências eram simplesmente uma renda extra.

Segundo o maior poeta lírico alemão da Idade Média (os livros alemães são importantes, mas raros e quase ninguém tem acesso), Walther Von der Vogelweide (1170-1230):Por quanto em sono jazereis, Ó Senhor?...Vosso tesoureiro furta a riqueza que haveis armazenado. Vosso ministro rouba aqui e assassina ali, E de vossos cordeiros como pastor cuida um lobo”.

Assim teve início a Inquisição em pleno tumulto da Idade Média por um decreto papal de 1233 que oficializava a lei do Vaticano. Nos cinco séculos seguintes essa temível instituição continuaria consumindo o que ela julgava como inimigos da igreja, heréticos ou feiticeiros às centenas de milhares.

A sua importância crescente tornou-se um insulto intolerável para o poderio da Igreja Católica, então a igreja decidiu apelar para a força...

E logo estendeu seu braço para outras partes da França, depois da Itália e da Alemanha. Na Espanha foi estabelecida sua própria inquisição, utilizando os mesmo métodos brutais para perseguir mouros, judeus, heréticos e qualquer grupo suspeito de prática de feitiçaria.

Saimos daquele lugar deixando para traz varias pessoas sendo queimadas vivas, por serem diferentes.

Aqueles gritos de dessespero foi o que nos restou da inquisisão nosso solo manchado de sangue por ideias errados, uma querra santa, que nos trouxe até esse lugar pessoas morreram para que hoje pudessemos estar aqui.

Jully Plauth
Enviado por Jully Plauth em 07/03/2012
Código do texto: T3539993
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.