A Sociedade Isolada

Em oposição ao avanço no meio informativo e tecnológico, onde noticias percorrem do Norte ao Sul, do Leste ao Oeste, dimensões continentais separam indivíduos que estão próximos, inclusive dentro de suas próprias casas.

Esta triste realidade, leva o ser humano a isolar-se dos demais, formando uma sociedade sem Sócios (Sociedade=Sócio de um Todo), surgindo assim, uma sociedade isolada em seu próprio individualismo egocêntrico.

Dado que cada indivíduo afasta-se da socialização coletiva, socializando-se individualmente, consigo mesmo.

Não é preciso buscar exemplos distantes no tempo e no espaço, para notar com grande evidencia que há pouco tempo atrás havia um grupo de sonhadores e idealistas que unidos, buscavam mudanças para o coletivo, para os “Sócios” em comum, ainda que sempre reprimidas pelas forças do estado.

No Brasil, podem-se trazer à memoria, dois fatos não tão esquecidos na memoria. Primeiramente, o movimento Diretas Já (1983-1984) em que a população em massa saiu as ruas protestando contra a ditadura e pedindo eleições Diretas para presidente da republica. Em seguida, o movimento dos “Caras Pintadas''(1992), em que a população indignada, foi à ruas e com seus rostos pintados de verde, amarelo e preto, simbolizando o repudio ao presidente, em palavras de ordem exclamavam: “Fora Collor!”

Em suma, estas foram as ultimas manifestações coletivas do povo brasileiro, amplamente difundidas com objetivos em comum. Entretanto, não resta agora ressaltar seu fundo de influencia e verdadeiros motivos por trás dos bastidores.

O que houve após isso? Será que o homem está perdendo o interesse por assuntos públicos e de interesse coletivo, ou simplesmente está fechando-se em sua casa e acomodando-se em sua poltrona reclinável diante de seu laptop?

Contudo deve-se ressaltar que há esforços de pequenos grupos que com êxito ou não, unem suas forças para buscar um mundo melhor, social e politicamente correto, mesmo que seja uma minoria pensando na maioria.

Por sua natureza, o ser humano tende à buscar meios de socialização, seja por amigos, familiares, cônjuges ou até mesmo desconhecidos.

Note que algumas pessoas facilmente criam laços de companheirismo,dado que está na essência,na raiz humana,seja na fila de um banco, casa lotérica, caixa de um supermercado, praça publica, no ônibus, etc.

Contudo, é perceptível que o ciclo de amizades ditas “reais” esteja diminuindo. Enquanto que a popularização de redes sociais, gerando “amigos Virtuais”, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Dentre varias razões para esta realidade, pode-se citar o aumento da violência, onde se evita aquele bom papo à noite e os chamados “Happy-hour” aos fins de tarde. Decepções amorosas e falta de confiança ou dialogo, com quem está ao lado, tem sido causas para que o homem feche-se em um mundo virtual, ou até mesmo em seu próprio mundo, ficando isolado dos demais.

O homem não sente mais o desejo de ser sócio, esqueceu que faz parte de uma sociedade.

O que é sociedade?

Pode-se definir desta forma: um grupo de pessoas que vivem de forma amigável, uns com os outros, que compartilham propósitos, desejos, situações vividas, e de forma conjunta buscam os mesmos ideais.

Percebe-se que a dessocialização, mal do século, tornou-se uma epidemia que tanto nas cidades como no interior, afetou ex-homem sociável ocasionando diversos males como a depressão. Cada vez mais é comum ouvir expressões como: “O vizinho da casa verde”, “O vizinho da casa 5”, “O vizinho da rua São João”,etc.

As pessoas esqueceram que não são números, cores, ou ruas. Seres Humanos são pessoas, que detém identidades, experiências de vida, historia pessoal, acima de tudo, são parte de um todo que precisa estar completo.

É preciso dialogar com os familiares, jovens preferem manter contato com um “amigo virtual” que não conhecem e que mora do outro lado do mundo, de que com seus pais, que estão à distancia de uma parede ao lado de onde se encontram.

O fechamento em um mundo frio, sem o calor humano da sociedade, faz com que ignoremos a realidade e o sofrimento de quem está próximo.

Este mal, conforme citado acima, atinge desde cidadãos comuns até políticos que ignoram seu dever para com o povo.

Tendo em vista seu próprio egocentrismo, ignoram a tarefa social que lhes foi confiada, pelo povo e para o povo. Fechar-se no isolamento, significa trazer a indiferença para si mesmo, ignorar que somos de fato seres sociáveis é negar a própria essência do coletivismo.

O sócio, tem a necessidade de conversar e criar laços, porém ignora essa característica. Afinal nada mais agradável que um bom papo ao som de uma boa melodia,onde possamos abrir nosso coração à quem nos escuta ,e assim compartilhar, conforme a definição de sociedade acima, os ideias , desejos e propósitos comum à todos.

Nada melhor que ao fim do dia, voltar para casa e saber que temos alguém que luta pelos mesmos objetivos, que temos alguém com quem contar, para ir as ruas em busca de uma sociedade mais justa.

Isto é sociedade, todos unidos por todos, em busca de um todo. Afinal essa é a essência do ser humano, agora em parte negada.

ROCHA,José A.S.

joseasrocha@hotmail.com

Joserocha
Enviado por Joserocha em 25/03/2012
Código do texto: T3574867