Pedagogia da Ponte

Na educação, ser ponte é reconhecer extremos, admitir-se capaz, tornar-se elo, fazer acontecer, mudar passos, desenvolver habilidades para a conquista e fidelização humana.

Tornar-se ponte pela prática efetiva da afetividade, da profissionalidade, da humanidade e da honestidade. ser ético, disponível e atuante. Ser humilde, conciliador, compreensivo, simples e ter conhecimento de causa, essas são características indispensáveis a quem deseja aplicar a Pedagogia da Ponte. Porque o mundo tem aplicado o ensinamento da diversidade, mas nós temos a obrigação de aplicarmos o ensinamento do respeito às diferenças. Não basta reconhecer e aceitar as diferenças, é preciso respeitar as diferenças, compreender o outro na sua dimensão individual, contextualizar o diverso no universo, assim admitiremos o ser coletivo.

A velocidade do mundo inter-relacional exige motricidade excêntrica, troca de posições, movimento contínuo, pro atividade, incomodo postural, olhar atento e periférico, densidade orgânica. O mundo das lideranças revela a necessidade de um novo ser, aquele que vai além das inteligências múltiplas, que é capaz de reconhecer forças, revelar talentos e concentrar-se nas prioridades sem perder de vistas "o que é o certo".

Mais do que a punição para o erro, precisamos de uma sociedade justa, que não deseje o erro. Uma sociedade feita de pontes, capaz de se interligar pelas oportunidades de crescimento e atuações contínuos. Onde as pontes possam revelar caminhos para o melhor desempenho social da coletividade e promover acesso para a felicidade!

Chico Nascimento ou Magonleji
Enviado por Chico Nascimento ou Magonleji em 10/04/2012
Reeditado em 10/04/2012
Código do texto: T3604270
Classificação de conteúdo: seguro