A IMPORTANCIA DO ATO DE LER

Assim como Paulo Freire sustenta que a leitura não se limita apenas a decodificar códigos e repetição de fonemas, mas que o ato de ler difere ao de interpretar ; ele também salienta que o aluno tem suas próprias características dominadoras e experiências , podendo usá-las no ato de ler com sagacidade, e escrever bons textos, compreende-se que:

Há dois tipos de leitores: aquele que ao ler revive o acontecimento, como se ele estivesse fazendo parte da história; consegue interpretar o texto, fazer uma resenha ou resumo, e se necessário uma intertextualidade, viajando na leitura, conseguindo extrair o necessário para formar outro texto e assim sucessivamente. Usa sua linguagem, não se limita a copiar nem apenas a decodificar a idéia do autor, mas busca subsídios necessários para ser um bom leitor e escritor. Consegue exprimir no papel o que a sua alma sente ao ler um texto. Este, não será somente um bom leitor, mas também um bom escritor.

E o segundo tipo de leitor, é aquele que se fundamenta apenas a ler aquilo que lhe foi imposto. Sua interpretação de texto é pobre. Seu resumo muito técnico, mediante o que lhe foi pedido, e dificilmente conseguirá fazer uma intertextualidade entre outros textos. Por não buscar outras formas de leitura, dificilmente será um bom decodificador, pois não tem o hábito da leitura no contexto geral, sendo assim, não será um bom escritor.

“E leitura, edifica a escrita. A leitura é um leque para um mundo de sonhos, fantasias e invenções”.

Acredita-se que muitos leitores, entendem o texto e conseguem explicar verbalmente, mas, ao escreverem-no , não administram de forma coesa e sucinta. Dessarte torna-se um texto cansativo, onde o tema a ser explanado se desvencilha entre o emaranhado de palavras, fazendo-o perder o sentido esperado.