A Importância do Tempo Presente

Ao longo de nossa história, o tempo tem sido discutido e visto de maneiras muito diferentes entre os grandes pensadores e seus seguidores. Se no Barroco as pessoas acreditavam na longevidade da vida e gastavam o seu tempo discutindo assuntos espirituais, no Arcadismo o povo seguia o "carpe diem" (aproveite o dia), pois acreditava na brevidade da vida e na importância do tempo presente.

Embora, como dizia Eric Hobsbawm, o passado seja muito importante, em alguns aspectos, para o entendimento de questões atuais; o tempo mais valioso para o indivíduo é o presente, é cada dia, cada momento vivido, pois, ao contrário do que dizia Chico Buarque em "Futuros Amantes", não vale a pena esperar pelo futuro. Ora, se a questão do tempo for cuidadosamente analisada, não existe um futuro - o futuro é cada momento transformado em cada momento, ou seja, o presente.

Sendo assim, sigamos as palavras de Herberto Linhares sobre a importância do tempo presente, e vivamos valorizando cada momento, deixando o passado apenas em nossas memórias. E não esperemos pelo futuro - ele nunca chegará.

Felipe Costenaro
Enviado por Felipe Costenaro em 18/04/2012
Código do texto: T3620325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.