Um Pouquinho do Brasil.

Anos 50. Exatamente 1954. É...meus queridos...os anos 50 foram muito pródigos em acontecimentos. Foi uma época em que o Brasileiro tinha orgulho de sua Terra.O Brasil crescia;o dinheiro valia;os pobres tinham quem os defendia, e ,com toda pobreza que ainda havia,o Povão comia. Se você quiser ,leitor,ria dessa rima...mas que o Brasil ria e cantava com o gozo e prazer,isto lá é verdade,apesar dos mundos abandonados pelo Brasil afora. *Isto aqui,hô,hô...é um pouquinho de Brasil,iaiá...Brasil que canta e é feliz...* Ah! Brasil que cantava e tinha certeza que seria feliz. Escolas Públicas de altíssimo nível,postos de saúde,universidades,escolas técnicas federais espalhadas pelo país,a economia crescendo,cinema,teatro,futebol,tênis,boxe,atletismo com Ademar Ferreira da Silva e outros tantos,até....24 de Agosto de 1954. Dia cruel... Dona Sinhá chorava pelos quatro cantos do hotel.Era como nós a chamávamos.Fora ama do baixinho. suas histórias guardo bem na memória.Negra,ombros arqueados pelo peso da vida de seus noventa e tantos anos.Choramos juntos com ela. Os Comunistas foram usados pela CIA para acabar com o Baixinho de sorriso largo. Getúlio morreu POBRE,tanto que a família teve que se esforçar para pagar dívidas da fazenda em Itu. Sinhá chorava e recontava as histórias do Menino Querido.Dona Júlia e nós só escutávamos. Sinhá,Negra Imponente! nunca reclamava da Vida;apenas lembrava o que deveria ter feito e não fez.Corpo arqueado,olhos vivos,lábios grossos que prosseguiam histórias de lutas e batalhas do quase fim da Escravidão,da República,dos lLevantes,da Revolucão de 32,da 2a.Guerra Mundial e dos pães pretos. Ah! Sinhá! Hoje,em qualquer lugar em que esteja,deve estar com o Baixinho em seu colo,cantando cancões de acalanto que só as Mães Negras sabiam cantar:*Negrinho do Pastoreio...* Creio que foram os Tropeiros do Vale do Paraíba/SP que a trouxeram ou a levaram em suas cavalgadas. Negra é a Santa,mãe dos pobres,em sua Basílica imponente e o Baixinho branco era o *Pai-dos-Pobres*. É...A Vida mexe,remexe,pula,vira,sacode,joga para cima e para baixo,vai prá frente,vai prá trás...é a Vida! Negra Sinhá não parou de chorar o dia inteiro,aliás,quase o Brasil todo. Menos,é claro,os seus Auros,seus Ranieris,seus Milicos,seus Lacerdas,os Mesquitas e os raios-que-o-partam!!! Lacerda nunca mostrou aquele *Tiro no Pé* que *levou*.depois *morreu* de uma forma estranha,junto com tantos outros,como Juscelino,Jango e por aí vai. O Brasil nunca mais foi o mesmo depois daquele 24 de Agosto de 1954.Parte da História do Brasil estava lá,em Aparecida.Pena que o Professor Zé Luiz Pasin não esteve presente,pois,talvez,ele contasse estes fatos de uma forma mais lúcida.O Baixinho se foi...E o Brasil cresceu,desde 1930 até 1980,segundo economistas como Bresser Pereira e Celso Furtado,apesar de muitos abominarem Getúlio Vargas. A Sinhá morreu e a TV do Plin-Plin *nasceu*. O Comunismo se foi...a CIA continua VIVA como a minha memória de sessenta e tantos anos. Fica comDeus,Sinhá!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 28/04/2012
Reeditado em 28/04/2012
Código do texto: T3637567