Por um mundo sustentável

Thachy Luna

O ser humano e suas invenções, suas tecnologias, meios de transportes, tudo por uma vida mais confortável onde supra suas necessidades e superficialidades.

Desde os primórdios o “Homem” tinha por objetivo proteger sua família e ser feliz, porém as ambições desviam-lhe do objetivo mais correto fazendo o mesmo pensar no progresso. Antes os esforços eram focados em prol de suprir as necessidades da família, tais como alimento moradia e segurança, no entanto o que podemos dizer sobre isso nos dias de hoje? Que comida na mesa, roupa e moradia não são mais o suficiente, é preciso muito mais como armas nuclear para lutar contra nós mesmos, carros de última geração que poluem nosso ar, navios enormes que encalham e naufragam derramando óleo no oceano, extração excessiva de petróleo, exploração excessiva dos recursos naturais... O desmatamento, a poluição dos rios e mares tudo isso tem um preço! E que preço é esse? Simplesmente nossa qualidade de vida!

Por que de tantas tragédias naturais? Qual o motivo do superaquecimento que derretem geleiras fazendo os animais saírem do seu habitat natural refugiando-se conosco? Ou melhor dizendo: pedindo socorro! Para cada ação existe uma reação, mais ainda esta em tempo de mudar esta situação ainda há solução, uma vida sustentável e em boas condições ainda é possível! Serão necessárias várias medidas a serem tomadas para intervenção da agressão demasiada contra a natureza, algumas já estão sendo aplicadas como: a reciclagem, carros menos poluentes, construções ecologicamente corretas e etc. A sustentabilidade está relacionada à continuidade dos aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos da sociedade humana. Ser sustentável é descobrir maneiras de promover a exploração dos recursos naturais, de forma que prejudique o menos possível o meio ambiente, estabelecendo, assim, um equilíbrio. Embora esse conceito pareça ser difícil de ser implementado, a aplicação de políticas está tentando mudar esta situação.

Ter uma consciência quanto ao meio ambiente e a nossa própria vida é fundamental para uma época onde se fala tanto sobre sustentabilidade em todo o planeta, este é o primeiro passo a ser tomado para uma real e eficaz mudança.

Dachy
Enviado por Dachy em 24/05/2012
Reeditado em 10/12/2013
Código do texto: T3684867
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.