O CURRÍCULO OCULTO

As escolas determinam, o que vão ensinar, as informações de como se dará esse aprendizado, como serão feitas as avaliações das aprendizagens, as distribuições das matérias, dos seus conteúdos etc. Isto tudo está contido no que se chama de currículo.

Ou seja, um conjunto de seqüências pré-determinadas, organizadas e elaboradas. O currículo oculto, além de englobar todas essas formas, que são oficiais e explícitas no ambiente escolar. Também ensina muita coisa, que sem estar contido no currículo oficial, implicitamente influenciam no comportamento e formação dos alunos.

Aí implicitamente está contido, religião, atitudes, comportamentos, valores, orientações, preconceito de cor, classe social, raça, etc. Este dispositivo é bem utilizado, pela classe dominante, para manter sob controle a classe dominada.

Notadamente o conteúdo formal está bem distante do aprendizado. É introduzido camufladamente ensinamentos de dominação pelas classes dominantes de nosso país.

Segundo Antony Giddens, existe uma discordância, com a extrutura da educação atual, por parte de Ivan Illich, o qual sugere não aceitação de determinados métodos de ensino. Idealizando uma sociedade sem escolas. Conhecimentos dispostos em locais, facilitando o acesso de qualquer pessoa, a qualquer momento. Gerando uma disseminação e distribuição deste conhecimento. Não precisando ser especialista, os estudantes escolheriam o que estudar.

CARLOS SOUZA. (2007)

CSouza
Enviado por CSouza em 14/06/2012
Reeditado em 16/05/2014
Código do texto: T3723706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.