O branco na hora de escrever

Tema de Pesquisa: Produção Textual

Problema: o branco na hora de começar o texto

Muitas pessoas se deparam com bloqueios na hora de escrever, experimentando o sentimento de frustração ao ter que encarar uma folha vazia. Sem saber como começar um texto, sofrem a angústia do famoso “branco” ao ter de colocar no papel as ideias. É doloroso o processo de se inciar um texto. Experimenta-se uma sensação de terror. A mente parece falhar, o vocabulário se fecha, a incapacidade é total. Os pensamentos até se articulam, organizam-se as ideias, mas em questão de segundos, tudo parece fugir. A impressão é que dali não vai sair nada. Ocorre um certo nervosismo e com ele o triste pensamento: “ah, não sei o que escrever!”

A proposta original do texto, em algumas situações, pode ser o principal inibidor de quem pretende escrever. Também o medo de errar, e de se expor. Embora mentalize-se o que se vai dizer, há a dificuldade de se dar a coesão necessária ao texto, pois escrever não é tão simples como falar. É uma tarefa que exige muito além de conhecimento, técnicas e leitura. É um exercício, sabemos, pois a facilidade de começar um texto vai aumentando à medida em que se pratica. E, muitas vezes, sobrepondo-se a todo o conhecimento, as dificuldades persistem e, uma simples folha em branco esperando nossa ação, nos inibe.

Outro item que podemos apontar como possibilidade do bloqueio ao se tentar iniciar um texto, é a preocupação com o vocabulário, com a ortografia e com a organização do texto em si. Esse cuidado com a forma pode acabar comprometendo o conteúdo.

O processo de construção do texto exige, dos que querem se sair bem, muito esforço. Se escreve para alguém, com algum objetivo. A ideia é que se produza um bom texto, atrativo, que possa ser apreciado por muitos. Então essa ideia faz com que o bloqueio se instale no momento inicial do processo.

Há quem, por falta do que dizer no começo, pule para as etapas seguintes do texto, depois voltando para fazê-lo, enquanto chegam as ideias. É um processo de redação diferente, mas considerado por muitos, como uma forma de administrar melhor o tempo, como é o caso do vestibular, que por ter um tempo limitado, acaba eliminando muitos candidatos que, impedidos pelo bloqueio do “começar”, acabam não conseguindo realizar uma boa redação.

O desconforto gerado atinge grupos distintos, inclusive aqueles que escrevem com frequência, por prazer ou mesmo profissão. Esses também podem sofrer, em algum momento, esse tipo de bloqueio. Às vezes experimentam a dificuldade em ter de começar um texto, o que quer dizer que, dependendo da situação, qualquer um está sujeito a esse problema, e, muitas vezes, independente de se ter muita leitura, identidade com o tema, conhecer técnicas de escrita, etc.

Torna-se importante fazer um estudo do tema em questão para avaliar as principais dificuldades encontradas na hora da escrita e tentar buscar mecanismos que tornem mais prazeroso o processo da produção textual.

Texto para o trabalho de Linguística Aplicada_maio 2012

fonte de pesquisa: http://revistalingua.uol.com.br/textos/68/artigo249122-1.asp

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 21/06/2012
Reeditado em 21/06/2012
Código do texto: T3736225
Classificação de conteúdo: seguro