HISTÓRIAS DOS VELHOS TEMPOS  I.
                         O CHORO DAS ONDAS DO MAR


                   
Num reino muito distante, um rei e uma rainha estavam casados há muitos anos. A rainha não conseguia  dar um herdeiro ou herdeira para o trono. O rei então falou: se não me deres um herdeiro, terei de casar com outra mulher. A rainha  ficou desesperada, pois amava o rei e não queria separar-se dele. Então, sem pensar pediu: fadas e duendes deste reino, quero ter um herdeiro para o trono, nem que seja uma cobra. Passados nove meses,  deu à luz a uma linda menina e no pescocinho desta, veio uma cobrinha enrolada. Os presentes ficaram assustados, mas a pequena cobra falou: não temam, eu sou encantada e não farei mal a ninguém. Explicou que no dia em que a sua irmã se casasse, a meia noite em ponto, ela deveria ir à praia e chamar três vezes pela  irmãzinha cobra e então,ela se desencantaria. Pediu ainda que todas as sextas-feiras, em noite de lua cheia,  a família deveria ir à praia, quando ela se transformaria em humana,    e passariam bons momentos juntos. Assim foi até o dia do casamento da princesa humana. Entretanto, nessa noite,  no auge da felicidade, esta esqueceu-se  do prometido. Quando lembrou, já passava da meia noite. Em desespero correu até a praia, chamou por diversas vezes a irmã e esta não apareceu, nem nesta noite, nem nunca mais. Dizem que quando as ondas do mar estão agitadas, é porque  a princesinha  cobra  está  chorando   de tristeza  por causa  da falha da irmã humana. As lágrimas são tantas porque   o mar inteiro chora também.

Obs. História contada por minha mãe.