Um Mergulho na História

Um Mergulho na História da Jurema

Os Fragmentos da sua História

Devido a grande seca que castiga o sertão paraibano, no ano de 1840, um sertanejo retirante por imposição, desistiu momentaneamente de rezar para que o Sol fosse mais cuidadoso com o chão, José Pedro de Araújo, saiu de sua terra natal Piancó, com destino ao agreste pernambucano. Na sua trajetória de nômade, acampou em diversas localidades com sua família. Mas, em nenhuma enxergou o seu Oásis. As perspectivas de melhora de vida diminuíam a cada instante. Extenuando pela longa caminhada, com sua prole, José Pedro parou com sua caravana de retirantes para descansar numa localidade que servia de parada para o descanso dos costumazes negociantes ambulantes que transitavam na velha estrada que ligava o município de Garanhuns ao município de Bonito, ladeada por uma grande quantidade de árvores denominada jurema, que segundo alguns estudiosos, a origem do nome na língua Tupi-guarani, significa “árvore com espinhos fedorentos” (ou arbusto espinhoso do Brasil, acácia, espinheiro. Tupi ju, Yu, espinho e rema, ema, quantidade de – Francisco da Silveira Bueno – Dicionário Etimológico da Língua portuguesa ) que mais tarde emprestaria o nome para batizar a cidade que estaria nascendo.

Após uma refeição minguada, amparado pela sombra de uma frondosa árvore chamada jurema, vencido pelo cansaço, adormeceu. Ao acordar e com olhar perscrutador, o que viu foi o que muitos por ali passavam nunca haviam percebido a beleza á sua volta. Uma vegetação rasteira, com muitas fontes de água o que lhe pareceu um sonho. Uma bela serra que mais tarde designou-a de serra dos caboclos, uma vez que encontrou objetos que identificaram tribos indígenas em épocas passadas. Fascinado pela beleza da região, decidiu fixar residência e construir uma nova vida ao lado de sua esposa Maria da Conceição e de seus familiares. Tomada essa decisão, os principais objetivos a serem realizados por aquele desbravador estavam no povoamento do local e na homenagem á Santa de sua devoção, Nossa Senhora da Conceição.

No sertão de onde procederam, seus parentes foram informados sobre a descoberta do terreno fértil e, em vista disso, emigraram para o local com a esperança de um futuro promissor. Como conseqüências dessa emigração foram construídas outras moradias e, a medida do desenvolvimento da prole, o povoado foi organizado com o nome de Jurema, nome este atribuído a algumas árvores conservadas ás margens da estrada. Quanto á homenagem a Nossa Senhora da conceição o sertanejo José Pedro edificou um altar no que mais tarde resultou na oficialização de uma capela.

A noticia sobre a região dispersou em diversos lugares, por isso, algumas famílias ricas venderam suas terras e vieram colonizar o povoado. Os nossos habitantes procuraram plantar aquilo que lhes parecia mais viável: a mandioca e a cana-de-açucar.

O comércio se tornou, um dos maiores do agreste meridional devido à exportação da farinha de mandioca e da rapadura para todo o sertão. Só naquela época, existiam 52 engenhos para a fabricação da rapadura. Em virtude crescimento comercial, o povoado logo se constituiu em vila.

A população percebendo o progresso e, ao mesmo tempo o desprezo pelo representante de Quipapá ao qual Jurema pertencia, organizou um movimento em prol da independência política. Começaram as reuniões entre os familiares e, mais tarde, receberam adesões de outros povos. As cópias das manifestações foram enviadas ao governador de Pernambuco Dr. Epitácio Coimbra e este, por sua vez não suportando a pressão popular, a 11 de setembro de 1928, assinaram a emancipação política do município da Jurema.

Há registros de uma curiosidade, dentre muitas, segundo os memorialistas, apesar de não se ter conhecimento de outros povoadores antes de 1840, tudo indica, porém, que dentro do território já existiam outras habitações, mesmo porque, há referência á passagem de tropas com destino ao vizinho município de Panelas, para combater os jagunços da guerra dos cabanos, em 1832, por causa disso, não se tem de fato certeza se a povoação de Queimadas foi de fato fundada posteriormente. Consta apenas, que a construção da capela desse povoado, foi sob a invocação de Santo Antônio Paes de Souza. Jurema está localizada no agreste meridional do estado a 280 km da capital.

Batista, 19.05.2000

batista jurema
Enviado por batista jurema em 01/08/2012
Código do texto: T3807923
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.