Língua Portuguesa complicada e rica ao mesmo tempo.

Nossa língua portuguesa é um idioma complexo, possui uma das gramáticas mais difíceis do mundo, caso não tomemos o devido cuidado cairemos nas armadilhas impostas pela norma culta da língua.

Utilizamos os vícios de linguagem sem perceber, eles impregnam em nossas bocas e custam a sair, por quantas e quantas vezes falamos errado e passamos vergonha em público sem saber o porquê. As regras gramaticais da língua portuguesa são complicadíssimas de se entender, por isso, devemos ter muito cuidado, dependendo com quem estamos conversando ou para quem estamos escrevendo para não cometer erros grotescos. para saber com quem estamos conversando ou para quem estamos escrevendo tomar o cuidado de ler e pensar naquilo que irem.

A maneira de se expressar, também esta atrelado a classe social, uma pessoa de baixa renda tende a adquirir muitos vícios de linguagem, geralmente isso ocorre, devido ao ambiente que está pessoa vive e as pessoas de sua convivência, essas expressões são normais no seu dia a dia, porém, quando estes indivíduos chegam na escola falando gírias e expressões incorretas, eles se deparam com outra realidade e acabam sentindo dificuldades em aprender a norma culta da língua.

Outro fator que se tornou comum entre os jovens é o “Internetês”, são expressões utilizadas para se comunicar via computador, geralmente em MSN ou sites de relacionamento, os jovens criam uma linguagem específica para conversar, eles acabam se acostumando de tal maneira a essa nova linguagem, que a utilizam no seu cotidiano constantemente sem se preocupar com quem estão se comunicando ou se aquela ocasião é adequada para usarem esse tipo de expressão.

A ascensão social não resolve os problemas de falar errado, é necessário que as pessoas tenham interesse em aprender a norma culta da língua e adquiram a consciência de saber quando utilizá-las na sua vida, um grande exemplo, são os jogadores de futebol, entre eles existe uma linguagem própria, seus maneirismos, expressões que eles utilizam no seu dia a dia, porém, quando um jogador vai dar uma entrevista, geralmente, eles demonstram não dominar a língua portuguesa culta e acabam dando respostas padronizadas sobre um jogo que ocorreu ou que vai ocorrer.

O Brasil é um país rico em diversidade cultural, possui diversas regiões que se expressam de maneiras diferentes; se compararmos um gaúcho com um baiano iremos perceber diferentes maneiras de se expressar, diferentes palavras, frases, mas isso não significa que um é melhor que o outro ou que um sabe mais que o outro, simplesmente são culturas e formas de expressões diferentes que devem ser respeitadas, isso ocorre devido a dimensão do nosso país e as diferentes etnias que aqui existem.

Conhecemos vários vícios de linguagem e os utilizamos no nosso dia a dia, como por exemplo, a ambigüidade, frases de duplo sentido, “O cachorro do seu irmão avançou sobre o amigo.”; o pleonasmo, muito comuns, “subir para cima ou descer para baixo”; os cacófagos que acabam se tornando gafes, “Vou-me já”; os arcaicos, expressões antigas e fora de moda, “Vossa Mercê me permiti falar?”; entre outros. Devemos sempre nos atentar as mudanças existentes na linguagem e tomar o devido cuidado para não cometer erros banais.

As pessoas podem utilizar os vícios de linguagem em ambientes que sejam propícios para tal, entre colegas, durante um momento de descontração que se possa falar à vontade, não é proibido usar estas expressões, só é necessário que não ocorram exageros para que isso não se torne rotineiro.

Podemos concluir que independente da classe social, da região do Brasil em que moramos, os vícios de linguagem nos perseguem, acabam nos comprometendo, nos seduzindo e muitas vezes nos expondo ao ridículo, precisamos saber dosar a hora de se expressar de forma coloquial e a hora de se expressar de forma culta.

diegors e Michelle Monteiro
Enviado por diegors em 28/08/2012
Código do texto: T3853209
Classificação de conteúdo: seguro