O brincar está desaparecendo da vida das crianças.

Em nossos dias a vida acelerada acaba por limitar o brincar das crianças.O brincar de faz-de-conta está quase virando conto de fada, pois os brinquedos estão em galerias de museus para serem apreciados e não mais utilizados pelas crianças.

Hoje fala-se em jogar via Internet, enfrentar guerreiros imbatíveis e participar dos maiores campeonatos através de jogos virtuais somente sentado na frente do cmputador.Mas e o diálogo?A interação social?O movimento do corpo?Olho a olho?Quem se lembra?Estão desaparecendo de vez...

O brincar de correr,pular, quebrar, consertar, de "mamãe, posso ir?", de esconde-esconde e outros não podem acabar por virar contos de fadas.Essas formas de brincar são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e para a construção e interação social.

Estamos acelerados por causa de uma sociedade acelerada e estamos sem perceber acelerando nossas crianças,elas sofrem com isso.Quem hoje em dia tem tempo para levar seus filhos para acampar?, para brincar no playground?,para nadar no rio? e outras atividades que estimulam a alegria.Não temos, então fica mais fácil e necessário sentar-se na frente do computador e se divertir do jeito que puder.

As brinquedotecas, infelizmente estão se transformando em creches - lugar onde se deixa as crianças quando se precisa trabalhar - e o espaço físico destinado ao brincar está cada dia menor.

Estamos valorizando mais o que não tem valor e deixando de lado o que realmente é intrínseco à criança.Assim chegará o dia em que ela pedirá: Por favor, me deixe ser criança, faz de conta que ainda sou criança.

Edimara Meirelles
Enviado por Edimara Meirelles em 21/02/2007
Reeditado em 21/02/2007
Código do texto: T388489
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.