Tema: O Poder de Transformação da Leitura

Os Mesmos Homens Que Formam Os Livros São Formados Por Esses

Nós como humanos devemos nosso "status" de sapiens à leitura. Ela é o divisor de águas entre a história e a pré-história. Então desde cedo se pode atribuir à leitura o papel de mudar as pessoas e sucessivamente a sociedade.

A leitura tem o poder de nos transformar em seres pensantes e críticos. A partir dela, criamos o nosso próprio modo de ver o mundo e expandimos a única parte do nosso corpo que pode evoluir em qualquer fase da vida, o cérebro. E como dizia Oliver Holmes: “Quando o cérebro humano se distende para abrigar uma ideia nova, nunca mais volta à dimensão anterior”.

Infelizmente o hábito da leitura não é muito compartilhado em nosso país. Pesquisas do ano de 2010 apontam que mais da metade dos jovens brasileiros leram, no ano anterior à pesquisa, no máximo dois livros, por espontânea vontade. Esses números certamente justificam os dados de outra pesquisa, realizada em setembro deste ano, que indicam que quase 75% dos adultos brasileiros não são totalmente alfabetizados.

Analisando essa perspectiva, pode-se afirmar que aqueles que dominam o costume da leitura levam uma grande vantagem na hora de disputar um bom emprego e, não obstante, deve-se afirmar que são eles que na imensa maioria das vezes ocupam esse espaço. Desde o ato da análise e interpretação de uma questão ou texto, até à argumentação sobre fatos, tudo é treinado e aperfeiçoado através da leitura.

Portanto, estimular a leitura, é como nas palavras de Voltaire, engrandecer a alma do homem. Começar pelos livros – através da criação de novas bibliotecas e acima de tudo de programas governamentais de incentivo à leitura – é um ótimo passo para mudar a nossa sociedade, a qual muitas vezes se prende ao obsoleto e comum. Uma sociedade com preguiça de pensar, e que se acostumou a seguir um padrão regido pela mídia e pela própria ignorância.