VERDADEIROS EDUCADORES

Todos os dias educadores como nós, enfrentam dificuldades quase que intransponíveis. Ou é a violência que invade nossas escolas, arebanhando nossas crianças, ou um sistema de ensino falido que coloca nossas crianças como sendo seres impenssantes,ou, ainda o preconceito por nossa parte; que ao olharmos para eles não vemos como que eles podem ascender socialmente, culturalmente e individualmente. Nossos olhos ficam vedados a suas capacidades. Negamos a nossos alunos uma chance que a sociedade não deu e nem dará.

Atransformação é ardua e longa. Muitos de nós não tem paciência para esperar, queremos resultados aparentes e velozes, outros não tem fé nesta utópica transformação. Meu coração, caro colegas, fica apertado diante desta realidade, eu sei que não podemos e e nem podemos carregar nos ombros o peso do mundo, porém eu não consigo tirar de mim a responsabilidade pelas vidas que passam pelas minhas mãos. quando entro em uma sala de aula e vejo aqueles olhares clamantes de carinho, compreenssão, conhecimento, enfim tudo aquilo que buscamos dentro de um a escola, me sinto tão incapaz. Como dar-les o que me pedem? Será que não é muito? Caros colegas vivo me questionando se sou capaz de dár-les o que me pedem e precisam, porém tenho tentado mesmo com todas as dificuldades que um educador da rede pública de ensino enfrenta.

Todo educador tem uma missão, que temos de cumprir com êxito pois uma sociedadeinteira depende disto. quem dera bastase apenas transmitir, ou, melhor tranferir conhecimentos. Isso além de ser pouco é inssuficiente. Um educador tem que educar, e educar não é só criar gênios matemáticos, vai muito além disso. Educar é sobretudo formar cidadões consiêntes, capazes de pensar por si. Essa é a nossa missâo esse é nosso dever!

infelizmente nem todos professores são verdadeiramente educadores. Muito de nós não levam a sério essa missão. Nas escolas de formação de professores, nas faculdades também.Agora educadores são artigo raro no mercado. Eu tive um professor no segundo grau que me disse certa vez, "...ou você se torna um educador ou você vai trabalhar dentro de uma lanchonete,porque estamos cheios de professores agora precisamos de educadores." Não vou negarque essas palavras me incomodaram bastante na época, eu não entendia a diferença, eu até acho que entendia sim, porém era uma responsabilidade muito grande e eu até achava que assumir tal responsábilidade estava aquem das minhas forças. Como estava errada. Sabe, glorifico a Deus por ter notado meu erro a tempo. Hoje sei que posso dar conta e no momento que pensar diferente, eu abandono o magistério. Pois não quero carregar nos ombros o peso do fracasso aleio, ai sim, a responsabilidade é muito grande.

a educação não é um ramo fácil; porém é maravilhoso saber que estamos formando o futuro da nação. Se o Brasil terá ou não um futuro brilhante, só depende do nosso trabalho árduo e incondissional! Sejamos verdadeiros educadores e o Brasil agradece!