Maleabilidade do ser humano

“Aprender é a maior prova de maleabilidade do ser humano, porque mais que adaptar-se à realidade, passa a nela intervir”.

O homem em seu processo de aprendizagem necessita grandemente de flexibilidade, maleabilidade na troca recíproca de experiência que favorece sempre mais a descoberta do conhecimento bem como a construção do mesmo.

Para que se adquira e construa conhecimento é necessário enamorar-se da ciência, arriscar-se sempre mais pelas vias da autonomia que é a faculdade que tem o indivíduo de governar e decidir sobre suas próprias atitudes, para construir e significar, resignificar e reconstruir seu espaço criticamente, pois a crítica garante que seje pensado cada vez mais ordenada e coerente, capaz de criar uma realidade que transforme o meio em que se está inserido.

Aprender é uma técnica que necessita de esforço, dedicação para desbravar, apropriar e desvendar as possibilidades e caminhos do conhecimento. A aprendizagem autônoma aponta inúmeras vantagens que permite aprender melhor e buscar aprofundar suficientemente para se qualificar as pessoas ao máximo possível para desenvolver as suas habilidades e competências para o exercício consciente da profissão e ocupar seu espaço no mercado de trabalho.

Mais do que nunca hoje, o mercado de trabalho se encontra muito competitivo e exigente, procurando pessoas pautadas pela eficiência e eficácia, estabelecendo estratégias competitivas para que só os melhores possam ocupar os lugares de importância diferenciados e essa diferença seja capaz de construir sempre mais com qualidade.

Edvaldo Lourenço
Enviado por Edvaldo Lourenço em 13/10/2012
Código do texto: T3930748
Classificação de conteúdo: seguro