"Um novo Brasil" (Redação feita para o Tema do ENEM 2012 "O movimento imigratório para o Brasil no século XXI"

Sabe-se pela história que os imigrantes inicias viram para o Brasil, trazendo o sonho de "Fazer a America". Neste início, estes ainda vinham para o trabalho nas lavouras, e em seguida ao início da indústria. E contribuíram também, para miscigenação de nosso povo.

O movimento imigratório para o Brasil contemporâneo, se dá por razões distintas das que ocorreram nos séculos passados.

Podemos encontrar quem defenda que os motivos destas imigrações na atualidade, se deem apenas pelas dificuldades financeiras que acometem países como o Haiti e a Bolívia entre outros. Entretanto, há de se dar créditos também ao Brasil, que é escolhido por estes grupos. Visto que, após o fortalecimento de sua economia (característica adquirida neste século), tornou-se um país atrativo aos olhos, não apenas de novos investidores, mas também, de novos moradores, "novos brasileiros".

Assim, explica-se este fenômeno social, compreendendo entre tantos outros fatores possíveis, o desejo destes grupos, de explorar este "Novo e atrativo Brasil", que apresenta-se a esta platéia que assiste a este "Gigante pela própria natureza", erguer-se de seu berço esplêndido, para ganhar respeito das grandes nações. E assim, imigram para participar da construção dessa história, deste "Novo e atrativo Brasil". Não mais lembrado apenas pelo samba e futebol, mas pelas oportunidades que permite.

Porém, é preciso cuidar do que foi "reconquistado". O país deve ser fortalecido também em suas fronteiras. Evitando assim, o tráfico de armas e drogas, bem como invasões desmedidas. Pois o crescimento demográfico sem este tipo de controle pode acarretar em sobrecarga dos serviços sociais.

Marcelo Bancalero