O Movimento Imigratório para o Brasil no século XXI [ENEM 2012]

Todos Somos Imigrantes

O movimento imigratório ocorre desde os primórdios da história humana. Sem essa mobilidade habitacional a nossa população nunca teria se espalhado do continente africano – donde surgiu – para as demais áreas do nosso planeta. Assim, a migração como um todo faz parte da nossa história como seres humanos.

Especificamente no Brasil, o fluxo imigratório foi, e continua sendo, demasiadamente grande. No século passado, esse fluxo foi causado pelas guerras que assolaram o mundo. Obstante disso, nesse século o que influencia essa imigração é o crescimento da economia brasileira – mesmo fator que leva todos os anos milhares de brasileiros à migrar para os Estados Unidos da América.

Essa imigração causa grandes mudanças no âmbito nacional. Se por um lado aumenta a diversidade cultural e trás, em alguns casos, mão de obra qualificada, por outro acarreta no aumento da concorrência por empregos. Com isso, eleva o índice de desemprego entre os naturais do país.

Há um conflito ético nessa circunstância. Devemos prezar pela população brasileira, e dificultar a imigração para o nosso país, como fazem hoje grande parte dos países desenvolvidos, ou tratá-los de forma calorosa e receptiva, como é – pelo menos teoricamente – a prática e costume brasileiros? Certo é que se optarmos pelo segundo, que seria o coreto, mesmo que inusitado, devemos, como nação, controlar esse fluxo. Cabe ao governo fiscalizar e controlar a imigração. Visto que, de problemas socioestruturais, como a excessiva conurbação e o crescimento das favelas, já estamos vastos.