PROCEDIMENTOS INTRODUTÓRIOS 
     Há muitos procedimentos para se elaborar o parágrafo introdutório: do geral para o particular, do passado para o presente, usando comparações, conceitos, definições, citações, interrogações etc. O parágrafo introdutório apresenta o assunto sem particularizá-lo.

Tema: Política 
               Trajetória histórica do passado ao presente 
     No Brasil colônia, os cargos políticos eram ocupados pela aristocracia nomeada pela Coroa portuguesa. Hoje temos representantes escolhidos democraticamente para cargos cercados de régios privilégios aristocráticos. 

              Comparação social, geográfica, ou oposições 
     Há dois tipos de política: a dos palanques e a dos gabinetes. A primeira, em seus comícios, reveste-se de alegria e promessas, na forma de discursos inflamados e carismáticos; a segunda, após a vitória no pleito,distante da realidade social, indiferente às necessidades da massa. 

              Conceito ou definição de idéia ou de situação 
     Política é a arte de dirigir negócios públicos, estabelecendo relações entre a sociedade e o Estado. Acompanhando ou mesmo provocando transformações históricas, é uma carreira que exerce fascínio sobre seus adeptos. 

               Contestação de uma idéia ou citação 
     Segundo o eminente Rui Barbosa “A política afina o espírito”. Porém, essa afirmação é freqüentemente negada pela conduta pouco ortodoxa de alguns políticos modernos, interessados unicamente em garantir benesses, sobretudo materiais. 

               Elaborando uma seqüência de interrogações 
     Como se pode qualificar a política brasileira? Qual o grau de confiabilidade das autoridades políticas junto à população? Nossos representantes atendem às expectativas dos eleitores? 

                               Enumerando informações 
     A pluralidade de partidos políticos no Brasil faculta a liberdade de exercitar as mais variadas ideologias, expondo a incompatibilidade de idéias e acirradas disputas pelo poder. 

                       Caracterização de espaços ou aspectos 
     Palácio do Planalto, Palácio do Governo, Congresso Nacional. Estes locais, além de serem palco de relevantes decisões políticas, reúnem suntuosidade e esplendor típicos de países abastados: uma afronta ao quadro de miserabilidade do País. 

                                             Narração 
     Brasil, setembro de 1992. Manifestações populares, ocorridas em todo país, exigiram a saída do Presidente eleito pelo voto direto dois anos antes. Foi a legitimação da democracia. 

                                   Linguagem figurada 
     Política é um palco onde protagonistas e figurantes dividem a cena. O enredo é sempre o mesmo: a disputa pelo poder. A platéia assiste ao espetáculo entre alienada e revoltada. 

                       Dados estatísticos (texto informativo) 
     Pesquisas recentes do Data Folha atestam que cerca de 60% da população brasileira duvida da eficácia dos políticos. Corrupção, desonestidade, oportunismo são alguns dos fatores que contribuem para esse descrédito.

Tópico Frasal
A idéia central do parágrafo é enunciada através de um período denominado tópico frasal (também chamado de frase-síntese ou período tópico). Esse período, em provas e concursos, deve ser escrito no começo do parágrafo a fim de orientar ou governar o conteúdo global do parágrafo, afinal, dele nascem outros períodos secundários ou periféricos.
Como a tese, o tópico frasal é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação que pressupõe desdobramento ou explicação.
 
Tópicos frasais claros
Um tópico frasal só será claro caso não permita dupla interpretação, ou seja, tópico frasal obscuro é inútil, pois o leitor não conseguirá distinguir a idéia central ao lê-lo, fazendo com que perca sua finalidade. Exemplos de obscuridade e de clareza:
I.
OBSCURO: Treinar um campeão não é fácil.
CLARO: Treinar um campeão não é fácil, pois requer tempo e paciência.
CLARO: Um campeão é forjado na experiência adquirida no tempo de treinamento e na paciência, virtude dos obstinados.
II.
OBSCURO: Estudar é fundamental.
CLARO: Estudar é fundamental para o domínio das peculiaridades de sua língua natal, tornando-a mais simples e acessível.
CLARO: Estudar é fundamental porque introduz as crianças no saudável hábito de refletir por si mesmas, aprendendo a deduzir acerca dos ensinamentos recebidos.
III.
OBSCURO: A televisão deseduca.
CLARO: A televisão deseduca quando visa apenas ao consumismo, esquecendo-se de seu papel cultural e informativo.
CLARO: A televisão deseduca quando é excludente, ou seja, ao não exibir uma programação democrática, voltada para todos os segmentos sociais indistintamente.
 
Tópicos frasais específicos
Um tópico frasal deve ser claro, porém não pode ser amplo ou genérico, exige especificidade. Para atingir tal intento deve ser explicado, explicitado, extraído seu sumo. Exemplos de não específicos e específicos:
 
I. TEMA: Como passar em um concurso concorrido?
 
NÃO ESPECÍFICO: Para o aluno, a fórmula correta é o estudo.
 
ESPECÍFICO 1: Para o aluno, a fórmula correta é o estudo sistemático dos conteúdos, seja em sala de aula, seja com apoio de obras indicadas nos editais.
ESPECÍFICO 2: Dentre as tantas formas de se obter sucesso num concurso público é a obstinação, a humildade, além de estudo dirigido e atualizado.
 
II. TEMA: Redigir com clareza e objetividade é aprendizado que exige dedicação.
 
NÃO ESPECÍFICO: É muito complexo aprender a redigir pois é muito difícil chegar a um resultado bom.
 
ESPECÍFICO 1: Para atingir um bom nível numa redação, é preciso dedicação e ajuda de especialistas.
ESPECÍFICO 2: Para se atingir um patamar de excelência na elaboração de redações, é fundamental a leitura diversificada e dinâmica, além da constante elaboração de novos textos.
 
Detalhamento do tópico frasal
Depois de estabelecida a clareza e a especificidade, convém detalhar o tópico frasal. Essa medida tem por fim traçar um bom plano de parágrafo, proporcionando ao leitor uma visão prévia de todos os aspectos da idéia‑tópico que serão usados no desenvolvimento de sua dissertação. Exemplo sem e com detalhamento:
I.
SEM DETALHAMENTO: O estudante precisa fazer tudo para não errar mais no estudo do português.
 
COM DETALHAMENTO: O estudante precisa dedicar-se ao estudo dalíngua portuguesa, lendo mais livros, assistindo às aulas com atenção, enfim, dedicando-se ao aprendizado sem medo de fracassar.
 
O todo em partes
A divisão do tópico frasal em partes segue o propósito de sustentar o ponto de vista que se quer apresentar. Quando se resumem os principais argumentos, colocando‑os no tópico frasal, expõe-se o próprio pensamento e permite-se ao leitor ver, antes da discussão principal, como se planejou apresentá-los. Desta forma, mesmo os tópicos frasais oriundos de temas prosaicos são capazes de resultar num bom parágrafo, pois o raciocínio que o gerou será explicitado ao leitor no decorrer do desenvolvimento.
Observe a validade do tópico frasal, nos exemplos a seguir, em função de a segunda frase de cada par indicar, além do ponto de vista e dos argumentos que serão desenvolvidos para sustentá‑lo, a ordem em que esses argumentos serão apresentados.
I.
Fragmentado: O trânsito hoje será terrível.
Argumentado: O trânsito hoje será terrível, pois houve um acidente grave e a pista está interditada.
II.
Fragmentado: A relação entre pais e filhos é muito complexa.
Argumentado: A comunicação entre pais e filhos é complexa. Dois fatores fundamentam essa complexidade: vivem em mundos diferentes e falam línguas diferentes.
 
Tópicos frasais argumentativos
            Embora haja inúmeras formas de se fazer o tópico frasal, interessa-nos apenas os que compõem o texto argumentativo.
 
1) Tópico frasal com definição:trata-se de explicar ao leitor o significado dos conceitos empregados.
Política é o modo mais seguro de se perder a ética de uma vida em poucos meses.
 
2) Tópico frasal com enumeração:trata-se da enumeração de elementos que comporão cada um dos parágrafos argumentativos.
O aborto deve ser discutido em três níveis: cultural, penal e médico.
 
3) Tópico frasal com comparação ou confronto: trata-se do confronto entre duas idéias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das diferenças, seja do paralelo das semelhanças.
A vida não é um jogo, mas um acúmulo de experiências.
 
4) Tópico frasal com razões: durante o desenvolvimento apresentam-se as razões, os motivos que comprovam o que se afirma no tópico frasal.
As mulheres recebem menos mesmo quando desempenham funções similares aos homens.
 
5) Tópico frasal com análise: trata-se da divisão do todo em partes.
Há três tipos básicos de redação: narração, descrição e dissertação.
 
6) Tópico frasal com exemplificação: consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos.
As novidades trazem à tona medos e inseguranças