APRIMORAMENTO LINGUÍSTICO
O que você deve evitar na redação:

1. Adjetivação excessiva
A triste e comovente situação atual é a maior culpada pela grande e irreversível perda do poder de barganha...

2. Abstração
O que todos se perguntam, perguntam e se respondem o porquê...

3. Adjetivos cristalizados
Silêncio mortal, calorosos aplausos, mais alta estima, sol quente, cabelos negros como a noite, grande homem, séria conversa, notável artista, mulher fatal, lábios de mel, dentes de pérola, semblante carregado, sinceros votos de feliz natal, merecidos aplausos, calorosa polêmica, gol espetacular, amor inesquecível, alma trasbordante, esmagadora maioria.

4. Intromissão
Literatura, é na minha opinião,...

5. Lugar-comum ou clichê
degraus da fama, das tripas coração, com chave de ouro, a nível de, a grosso modo, os pingos nos iis, com as mãos abanando, da melhor maneira possível, muita gente pensa que, pedra sobre pedra, dos males o menor, encher os bolsos, agora ou nunca, de alma lavada.

6. Projeção da linguagem oral
E aí a gente se pergunta como é que vai ficar...

7. Predominância do gerúndio (endorréia)
Vai caminhando o Brasil, pondo-se à mercê dos países ricos, gerando desconforto, provocando a ira de todos. 

8. Palavras embromatórias
O ser humano, única e exclusivamente, é tão estranho que, ainda que tudo aprendesse, não se sentiria plenamente feliz.

9. Queísmo
O que é que se pode querer que aconteça?

10. Redundância Temporal
"Há muito tempo atrás..." ou "Atualmente, nos dias de hoje..."

11. Truísmo - (verdade evidente)
Os homens são mortais. / Pelé, considerado rei do futebol. / A criança de hoje é o adulto de amanhã. / Os idosos são pessoas que viveram mais que os jovens. / A morte é o derradeiro destino de quem vive.