Os temas subjetivos 

     Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas ideias.
     Os temas subjetivos, apesar de menos assíduos em concursos, podem vir na forma de um pensamento, de um poema, de uma crônica ou mesmo de trechos de um contos ou romance de ficção. 

     No caso dos pensamentos (provérbios, máximas), a interpretação do tema sugerido requer que se sigam algumas etapas a fim de extrair-lhes a essência: 

1°) Leia-o atenta e criticamente.
2°) Procure trazer para o sentido denotativo, o significado de cada palavra do tema.
3°) Tente encontrar sinônimos para essas palavras. 

                   Decodificação do Tema Subjetivo
Assim como os objetivos, todo tema subjetivo apresenta uma ideia central.
Observe o exemplo abaixo: 

                          “Um rei fraco faz fraca a forte gente.” 
                                                                                      (Camões)

Para depreender a ideia do tema proposto, deve-se:
1°) Observar o nome do autor – se for conhecido, tente lembrar-se da época em que teria escrito a frase – caso não o conheça, passe às etapas seguintes. 

2°) Fazer um desdobramento do tema (procurar sinônimos para as palavras – Ex.: rei = governo; gente = povo ou nação). 

3°) Estabelecer relações significativas entre o tema e a realidade – atual ou passada. Fazer associações com situações que confirmem as ideias expostas no tema. 

4°) Pergunte-se: fornece a história exemplos que confirmam as ideias do tema? Já ouve reis que, por serem fracos (sem poder de decisão, sem capacidade de liderança), enfraqueceram (levaram à derrocada) o povo, a nação? E hoje, que situações comprovam essa ideia? Em que país (ou países) é possível constatar a ingovernabilidade e suas consequências?
As respostas a essas perguntas comporão a tese e as argumentações de seu texto.

Agora, tente você interpretar o seguinte tema:

“Aquele que deseja construir torres altas deverá permanecer longo tempo nos fundamentos.” 
                                        (Anton Bruckner, compositor austríaco)

1°) Quais as palavras-chave do tema?
2°) O que significa, no sentido real, construir torres? E no sentido figurado?
3°) Quanto aos fundamentos, o que significam?
4°) Procure extrapolar as ideias do tema para situações mais amplas, de caráter universal.
5°) Delimite o tema, escolhendo exemplos (presentes ou passados), (nacionais ou internacionais), que sejam adequados ao que se pretende explorar. 

Conclusão: A construção de um texto dissertativo será feita com base nas respostas a essas questões.