Vestibular da Fatec

Essa redação fiz para treinar minha escrita dissertativa nos moldes exigidos pelos vestibulares da Fatec, pois daqui algumas horas irei prestar esse vestibular, e seja o que Deus Quiser!

Proibir é Impor Limites Necessários a Liberdade.

Essa é a era do bom senso, do respeito ao próximo, da evolução no verdadeiro sentido da palavra, aquela que não só se atém a conhecimentos astronômicos, matemáticos e etc. Mas se dedica também em conhecer a si mesmo e consequentemente aos outros. E as regras e proibições não foram feitas para punir e sim para garantir que o bem seja sempre comum a todos.

Os mais radicais são aversos a proibições, para eles é como ferir sua liberdade, mas isso é um pensamento mesquinho e egoísta. Um exemplo foi uma recente proibição da prefeitura de São Paulo que já se estende por todo país, onde é: “Proibido fumar em ambientes fechados”. Isso para a maioria dos fumantes foi uma afronta sem pé nem cabeça, entretanto, em pouco tempo até mesmo os próprios reconheceram que é correto em bares, restaurantes, ou em qualquer ambiente fechado não fumar, porque seu vício é uma escolha sua. Portanto, ninguém está vedado de fazer suas escolhas como a de tragar um cigarro. Mas por outro lado, ninguém tem o direito de impor de forma mal educada e distraída que outra pessoa não fumante compartilhe de sua fumaça. Se é proibido andar pela contra mão, por exemplo, é por que um outro condutor pode ter necessidade de transitar no sentido inverso e se ambos podem passar cada um em um sentido, isso é um bem comum.

Além disso, proibir não é um ataque à liberdade, mas é impor limites a ela. Imagine se um homem ganhasse o prêmio de fazer tudo que quisesse e esse homem fosse um sádico que desejasse possuir o mundo, provavelmente toda humanidade seria exterminada e quando ele morresse entraríamos definitivamente em extinção.

Tudo isso em pauta, é fácil concluir que as proibições são sim necessárias. Podemos ser atingidos com uma ou outra proibição em prol de não prejudicar outras pessoas, mas com certeza algumas vezes acontecerá o contrário e tudo então nada mais é que uma troca justa e

indispensável para formar uma sociedade livre para todos.

Guilherme Sodré
Enviado por Guilherme Sodré em 09/12/2012
Reeditado em 09/12/2012
Código do texto: T4026977
Classificação de conteúdo: seguro