Escrever: O Respirar do Ser Moderno

- Tema: O poder da palavra. Como a escrita se reflete em nosso dia-a-dia? -

Penso eu, não é a toa que a História só tenha se iniciado, nos primeiros relatos de escrita, pois sem escrita, como é possível viver?

Para nós, seres modernos e atualizados, fica complicado imaginar. Mas e para aqueles sofridos analfabetos? Como será a vida de alguém que em pleno século XXI, não sabe identificar qual o destino que está escrito no letreiro do transporte público? Como será a vida de alguém que depende de um outro alguém para saber o singelo conteúdo de uma correspondência?

Sim! Muitos ainda acham que essa realidade está excessivamente longe de nossas vidas, mas ao ligarmos o noticiário, vemos corruptos desvalorizando nossa "Pátria amada" bem diante aos nossos olhos. E de quem será a culpa? "Deles, é claro!", será a justificativa de muitos, mas se pararmos para pensar, quem os elege somos nós! Nós! Que jogamos nossa oportunidade de votar pelo ralo, pensando sempre que não vai fazer diferença.

Então, nós que possuímos a oportunidade de escrever, ler e pensar racionalmente, não podemos deixa-la ir embora! Não podemos! Caso contrário, lá será mais um bando de manipulados ou até pior: analfabetos de expressão!

Mariana Mancini
Enviado por Mariana Mancini em 10/03/2007
Código do texto: T408098