O PODER DOS SENTIMENTOS

"Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos", disse o polímata Leonardo da Vinci. Os sentimentos têm poder. Tudo vibra no Universo numa determinada frequência. Os sentimentos têm magnetismo. A qualidade do sentimento determina a sua frequência. Bons sentimentos indicam que a pessoa está numa frequência positiva. Maus sentimentos indicam que a pessoa está numa frequência negativa. Os sentimentos atraem pessoas e situações que estiverem numa frequência similar (lei da afinidade). Se você estiver alegre, sua frequência de alegria atrairá pessoas e situações igualmente alegres. Se você estiver temeroso, sua frequência de temor atrairá pessoas e situações também temerosas. Quando você percebe pessoas e situações como perigosas, a ameaça já está instalada na sua mente. A resposta emocional é o estresse. No entanto, você pode mudar a sua frequência a qualquer momento, bastando para isso inovar o sentimento em relação a si próprio e ao mundo. Assim, tudo ao seu redor mudará necessariamente, a fim de se ajustar precisamente ao seu padrão vibracional. A dinâmica das mudanças é uma necessidade da evolução espiritual.

Uma relação pode estar numa frequência construtiva, como pode estar também numa frequência destrutiva. A maneira como você se sente determinará exatamente o resultado dessa relação. O sentimento que você estiver emitindo determinará o que você receberá de volta (lei do retorno). Se você estiver se sentindo feliz no seu dia a dia, você estará espargindo a felicidade no ambiente. Mais tarde, você colherá exatamente a porção de felicidade que cultivou nas suas relações interpessoais. Ofereça carícias, estas podem ajudar os outros e a si próprio a suportar a cruz dos dias, e se acaricie também com sentimentos saudáveis em relação à vida. Afinal, a construção de um mundo melhor começa dentro de cada ser humano.

A sociedade industrial, que surgiu com o advento da Revolução Industrial, exige das pessoas mais racionalismo do que sentimentalismo. Atualmente, vivemos na era do capitalismo financeiro e da alta tecnologia. O mundo globalizado está assentado na oportunidade do lucro e na velocidade da informação. Por isso, as artes são, mais do que nunca, vitais ao equilíbrio emocional, na medida em que fornecem um coração (sede dos sentimentos) a um mundo que prioriza o cérebro (raciocínio lógico), e que privilegia a linguagem dos números. As artes dialogam mais com o coração do que com o cérebro.

Você pode alimentar um desejo, mas se você não tiver atitude, por se sentir impotente diante do desafio de realizá-lo, em relação a esse desejo você está sentindo desapontamento consigo mesmo, e esse estado de espírito atrairá mais situações frustrantes. Assim, você continuará a receber circunstâncias desapontadoras nas quais você não conseguirá realizar o desejo que mudará a sua vida para melhor. Muitas das nossas frustrações surgem do fato de apenas pensarmos, quando devíamos também sentir. A força transformadora do amor moverá todas as circunstâncias para que você realize o seu desejo, o Universo mover-se-á a seu favor, mas você tem de estar receptivo às mudanças.

Quando você modifica a maneira como se sente a respeito de uma situação, você passa a irradiar um sentimento diferente, e a situação terá de mudar para entrar em sintonia com seu campo vibracional. Os sentimentos expandem ou contraem a criatividade, e sem esta a pessoa se torna despersonalizada, depressiva. Se um fato negativo aconteceu no passado, e se ele ainda repercute no presente, você não pode mudá-lo, mas pode mudar o sentimento em relação a ele. Nunca é tarde para recomeçar, pois cada momento é uma nova oportunidade para se criar uma maneira positiva de se sentir em relação ao passado. Para transformar qualquer sonho em realidade, é imprescindível acreditar no seu potencial criador, e adotar um sentimento condizente com o objeto do seu desejo, que seja capaz de transformá-lo em realidade.

Certa vez, um pintor inscreveu um quadro no salão de artes plásticas promovido pela academia de Belas-Artes de sua cidade. Contudo, não acreditava que pudesse agradar a sensibilidade de alguém, pois a ele próprio não agradava. Durante a semana de exposição, uma mulher compareceu ao evento e, depois de apreciar todas as telas expostas, decidiu adquirir a sua. O quadro retratava um rosto feminino, e este rosto era parecido com o rosto dela. Quis conhecer o autor, a fim de elogiar o seu talento. A falta de autoconfiança pode ser o resultado de fracassos decorrentes do despreparo para enfrentar os desafios da vida. Quando o passado representa uma pedra no caminho que leva à felicidade, um meio eficaz para se absolver a consciência e passar a conviver pacificamente com o passado é compreendê-lo e perdoá-lo, porque não há como voltar no tempo para corrigir os erros e os excessos cometidos. O sonho é a oficina da autorrealização.

Carlos Henrique Pereira Maia
Enviado por Carlos Henrique Pereira Maia em 24/01/2013
Reeditado em 23/07/2017
Código do texto: T4101617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.