DIFERENÇA DE CRÔNICA E CONTO

Para responder algumas perguntas de alunos, ou mesmo, como curiosidade literária precisamos fazer a distinção destes dois estilos – crônica e conto.

A crônica considerada como um gênero híbrido está sempre presente no meio jornalístico e é o resultado da uma visão muito pessoal do cronista ante um fato qualquer. É uma produção curta, redigida numa linguagem coloquial. A crônica é o relatar algo, de um breve momento do cotidiano de uma ou mais personagens. O que faz distinção entre a crônica e o conto é o tempo, a apresentação da personagem e o desfecho.

No conto, as ações tem a preocupação de um tempo maior: dias, meses, até anos, isso não acontece na crônica, que procura um fato curioso triste ou alegre. No conto, a personagem há maior densidade dramática e freqüentemente um conflito, resolvido em desfecho. Na crônica, geralmente não há conclusão, isto é, não tem desfecho, esse fica na imaginação do leitor.

Uma das propostas da crônica é apresentar o fato tal como ele é.

zemary
Enviado por zemary em 03/03/2013
Código do texto: T4168847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.