CRÍTICAS SOLTAS

Sabe aquele dia em que seus amigos insistem que sabem mais de voce que voce mesma? Pois bem, este é um deles, Saber ouvir as vezes pode parecer difícil, ouvir certas críticas, muitas das quais se acredita infundadas, geradas na falta de proximidade, na falta de intimidades, de vivências, ou simplesmente em ter histórias em comum. Pode até ser que esta pessoa só queira o seu bem, mas cá entre nós, onde fica mesmo aquele "negócio" que chamamos de privacidade, de "espaço", que só mesmo cada um de nós somos capazes de definir, quando e quem permitiremos adentrar?

Algumas vezes ofendemos e somos ofendidos, por causa da revolta que nos domina quando somos afrontados, assim tão de perto, jogados nos porões de nossas sombras e colocados frente a afrente conosco, algumas vezes simplesmente porque nao queremos encontrar a pessoa que lá nos espera, porque nao queremos enfrentar os espelhos de nossas almas e defrontar com a figura inusitada de nossos rostos sem máscaras.

Também comum é que quando mais insistimos em mostrar o erro de nossos amigos é porque isso nos incomoda tanto que possivelmente somos exatamente assim, quase sempre o que mais nos incomoda nos outros é o que mais se parece com o que odiamos em nós. Quando nos comparamos, para bem ou para mal, tudo que queremos é o mero prazer da comparação, mesmo porque as verdadeiras amizades são baseadas na confiança, e nao necessitam de mudar a assencia dos amigos. Não somos perfeitos, ninguém o é, mas buscar o aperfeiçoamento do outro é uma forma de pedirmos socorro para fora de nós, um sinal de que algo está errado, e quase sempre nao é no outro.

É preciso que cuidemos para nao afastarmos as pessoas de nós, para nao nos compararmos o tempo todo, como se pudéssemos mudar os outros, até porque a necessidade de mudança precisa nascer de cada um e nao brotar da crítica alheia, o limite precisa ser encontrado nao mostrado, é pra ser complicado, precisa ser doloroso, pra que se fixe de forma sólida em nossos conscientes, e mesmo o limite do quanto deve doer, só pertence a essa pessoa, afinal nascemos sozinhos e sozinhos morreremos, por mais que amemos os demais, ou que estes nos sejam próximos.

É preciso cuidar para que ao enxergarmos a intolerância no outro, nao estejamos apenas espelhando a nossa própria intolerância, para que nossos amores nao se transformem em ódios, e de forma bíblica, deixemos de nos livrar de nossos argueiros parar tentarmos retirar os ciscos nos olhos dos outros. Devemos cuidar para que nossa necessidade de mudança não nos torne incompreensíveis e insensíveis às dores da alma dos demais, mesmo porque as dores físicas podemos ver e notar facilmente nas pessoas, ja as da alma são imperceptíveis, e nossa proximidade nao as torna nem mais nem menos visiveis.

Cultivar uma amizade é como lapidar um diamante, uma tarefa, dificil, delicada e demorada, e como um diamante, nao podemos querer que tenho brilho maior, nem menor, seu brilho é próprio, na exata medida, de sí mesmo. Um amigo é um mundo, que precisa ser explorado, nao criticado, conhecido, nao apontado, são pessoas, mutantes, mutáveis, assim é que somos, como somos, isso é diversidade.