Democracia eletrônica / Pierre Lévy

O filósofo francês, Pierre Levy, entende por acesso do ciberespaço, a expressão e a elaboração dos problemas da cidade pelos próprios cidadãos, a auto-organização das comunidades locais, a participação nas deliberações por parte dos grupos diretamente afetados pelas decisões e, a transparência das políticas públicas e sua avaliação pelos cidadãos, ou seja o ciberespaço é o campo democrático onde as pessoas podem dar sua opinião, expressarem suas vontades e se perceber como parte daquele espaço, em que ela ajuda a construir como cidadã.

Pierre Lévy entende a Inteligência coletiva é o acesso de todos ao ciberespaço como sistema aberto de autocartografia dinâmica do real, de expressão das singularidades, de elaboração dos problemas, de confecção do laço social pela aprendizagem, de elaboração dos problemas, de confecção do laço social pela aprendizagem recíproca, e de livre navegação nos saberes. A interatividade é a expressão mais verdadeira do homem como ser social de relação, embora mudando aos paradigmas de relação social o homem continua a interagir, significar seu espaço, criando conhecimento e soluções para os problemas pertinentes a sua realidade. Este novo meio eletrônico possibilita trazer informações com rapidez, ou seja, são experiências, saberes variados que muito enriquece e favorece a interação na tentativa de soluções dos mais variados problemas, usando assim a inteligência coletiva, os saberes somados, as experiências juntas enriquecidas a favor da coletividade, não obstante a tantos males que continuam a assolar nossa realidade, mas que é eficaz e produz resultados.

A democratização da informação favoreceu e estreitou os espaços entre o homem e a tecnologia. Neste contexto a internet se tornou hoje uma ferramenta indispensável para o mercado de trabalho, para as famílias e o governo. Com a democratização e a globalização o acesso facilitado à tecnologia, favoreceu as grandes massas, deixando

de ser um privilégio de um grupo elitista. A tecnologia tornou-se uma aldeia global, onde se é possível saber o que está acontecendo do outro lado do mundo sem sair da frente da tela do computador.

A internet tem aumentado em grande proporção possibilidades de educação social e interatividade, mas jamais tem colaborado para aumentar o número de excluídos da sociedade. A internet é uma grande conquista do mundo contemporâneo e que muito bem já favoreceu e muito mais pode favorecer se for usada com equilíbrio, sensatez e boa fé para construção de um mundo ainda melhor, onde os verdadeiros valores e princípios possam ser os direcionadores e caminhos da vida humana.

Edvaldo Lourenço
Enviado por Edvaldo Lourenço em 15/03/2013
Código do texto: T4189777
Classificação de conteúdo: seguro