HISTÓRIA(s) SOBRE A PÁSCOA.

(ou seriam estórias....)

**** A DATA

Páscoa (do hebraico Pessach), significando PASSAGEM é um evento religioso cristão, considerado principalmente pelo catolicismo como sua maior festa.

O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

Inicialmente uma data celebrada pelos judeus simbolizando a libertação do povo escravizado pelos egípcios, também é vinculada a transição do inverno para a primavera (hemisfério Norte).

Posteriormente passou a significar para o Cristianismo, a ressurreição de Jesus, justificando a Fé na eternidade da alma.

**** PEIXES X CARNES VERMELHAS

Na idade média por conta da quaresma, os cristãos eram proibidos de comer carne, ovos e doces em sinal de penitência, de compartilhar abstinência do Salvador. Na Páscoa era feita uma grande festa com farto banquete.

Especula-se que a restrição a carne neste período, teria se iniciado em Portugal com vasto estoque de bacalhau, o qual podia ser armazenado com antecedência e comido durante toda a quaresma, sem deteriorar.

Com o alto consumo de carne vermelha, os comerciantes locais pressionaram os Bispo para auxiliá-los, e assim foi decretado que por 40 dias estava proibido o consumo deste tipo de carne, o que privilegiou o bacalhau por seu baixo custo na época. Deu tão certo que se tornou tradição aceita e supostamente orientada pela Igreja.

**** OS OVOS E O COELHO

Devido a abstinências com alimentos como carnes e também ovos, havia na quaresma um grande acúmulo destes a serem consumidos pós Páscoa. Oque fazer com tantos ovos ? Alguém teve a idéia de pintá-los e presentear.

O Rei Luiz XIV costumava mandar benzer no dia de Páscoa, cestas de ovos dourados que ele distribuia ao pessoal da Corte, ritual que passou a ser adotado por toda Aderindo a esse costume popular, os nobres e personalidades importantes o enriqueceram de uma característica cultural: os ovos passaram a ser ornados com cenas pintadas, não poucas vezes, por futuras celebridades do mundo artístico, e depois a serem recheados por uma "surpresa", a qual, conforme a categoria da pessoa presenteada, poderia ser constituída de perfume, minúsculos objetos decorativos ou até mesmo jóias.

Com o advento da descoberta da América e suas riquezas (cacau e açúcar) surgiu mais um aperfeiçoamento para o ovo: substituir seu conteúdo natural por chocolate.

Ostara deusa da Primavera ostenta um Ovo em sua mão enquanto observa um coelho saltitante sob seus pés. A Deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara também conhecida como Deméter ou Ceres.

Outra versão é que o coelho representa a Igreja, que tem a missão fecunda de propagar a palavra de Deus para todos os povos, sem distinção, aumentando assim seus discípulos (fertilidade).

Há uma lenda que conta que uma mulher que não tinha condições de presentear seus filhos, decorou lindamente os ovos e os escondeu no jardim para que procurassem, as crianças após recolherem os ovos-presentes, avistaram um coelho fugindo apressado, e passaram a acreditar que fora ele o autor.

Não há contra-indicação para um pouco de cultura ingerida com peixes ou chocolates. BOA PASCOA !!

Letranda
Enviado por Letranda em 20/03/2013
Reeditado em 21/03/2013
Código do texto: T4199108
Classificação de conteúdo: seguro