A vida da palavra

Um dia, de um ventre se fez a vida, então um elo foi criado, o mais bem sedimentado e verdadeiro elo de comunicação: o relacionamento. Relacionando-se, a vida aprendeu a manifestar desejos, necessidades, medos, tudo compatível com seu tempo. Primeiro chorando, gritando, repetindo os sons que ouvia e finalmente, através de fonemas: a palavra.

Na tentativa de interagir com o mundo, a vida amplia seu vocabulário, envolvendo-se com as palavras e procurando cada vez mais se assegurar que a cada som articulado uma ação é realizada e uma vontade compreendida.

Num mundo estranho e cheio de diferenças, a vida vai crescendo em espaço físico e desenvolvendo sua sabedoria. Com este desenvolvimento percebe-se que as palavras têm a força do vento, pois conseguem destruir teias, mas muitas vezes, consolam os lamentos. Elas também têm o poder enganar, persuadir, insinuar, criar falsas ilusões, caluniar, seduzir, confundir, manipular, sendo estes os piores uso da palavra.

Apesar de ser mal usada, a palavra quando sincera, traz esperança, acalma na espera, edifica a mente, dá confiança e contribui para a formação da criança.

Da calma à ira, a vida vai passando e a cada dia descobrindo que se expressar não significa, necessariamente, usar palavras, pois o olhar pode dizer mais quando a voz cala.

A palavra, é apenas uma palavra, exceto quando na forma de pensamentos expressados, como na criação de histórias, para fazer sonhar ou eternizar momentos por meio de textos ou poesias.

A palavra tem o dom da felicidade, quando fala mais alto a emoção, distribui carinho, protege, defende, transmite solidariedade, transforma os corações. Quando dita com segurança: orienta, educa, tenta buscar um equilíbrio entre o prazer e a razão.

A palavra ensinada, muitas vezes, transmite ternura e quando aprendida, deve sempre que possível motivar alegrias, aguçar o conhecimento, é este o seu maior valor : dar um sentido positivo a tudo, encorajando a vida quando a derrota a abater.

A fidelidade da palavra é percebida, sentida e registrada na memória por toda a vida.

Por tudo isso, deve-se sempre ter cuidados com as palavras, por que através delas, são expressados sentimentos e fortalecidos relacionamentos, enfatizando assim, o seu mais importante papel : edificar a vida.

Fatima Samico
Enviado por Fatima Samico em 05/04/2013
Reeditado em 02/07/2017
Código do texto: T4225185
Classificação de conteúdo: seguro