A Caatinga em Flores

As flores da caatinga revelam cores, mesmo no período seco, de uma exuberância admirável. Elas conseguem mostrar os segredos de uma vida conservada em tempos que a água é difícil e escassa.

Muitas dessas flores merecem o nome de origem indígena que designa o termo caatinga “floresta branca”, como é o caso da flor branca do mandacaru que se abre na época da estação das chuvas, por volta das dez horas da noite. O angico é outro bom exemplo, porém sua floração branca ocorre na estação seca.

Em sua memória de diversa coleção, há flores que são revestidas por espinhos como a barriguda, que floresce com a planta despida de folhas (modo peculiar de algumas plantas da caatinga sobreviverem). Mas o olhar materno de quem passa na região do semiárido recai, também, para a floração amarelo vivo da canafístula, bela árvore tropical e muito ornamental, sendo indicada para arborização urbana e rural.

A caatinga se mantém viva por todo o ano e as cores de suas flores, mesmo no chão ressequido, brotam em evidência marcante do equilíbrio da natureza. E seja no período seca ou na época das chuvas, seja nos altos galhos distorcidos das árvores ou escalando arbustos e cercas, ocorre de se encontrar a mais pura expressão de vida de um lugar – uma flor.

Talvez esse se constitua o traço mais acentuado de sensibilidade da caatinga. Pois embora a adversidade da região contradiga de uma beleza arrebatadora, suas flores se destacam apresentando um colorido especial em todos os meses do ano. Então, nada mais comum, do que dizer que a caatinga é um mistério em flores.

Teresa Cristina flordecaju
Enviado por Teresa Cristina flordecaju em 06/04/2013
Reeditado em 14/04/2013
Código do texto: T4226736
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.