Extrair e Explorar, É Só Repensar

Desde o início da existência humana, a natureza vem fazendo parte de sua vida, participando diretamente em seu viver. Porém nos últimos séculos, tal relação, homem x natureza, vem se tornando uma disputa, onde o homem vem tentando impor o seu querer, de forma agressiva, sem pensar em possíveis consequências.

Muitas vezes, esse tal "querer" do homem acaba sendo excessivo e desnecessário para sua sobrevivência. Outras vezes, acabam realizando ações prejudiciais ao meio ambiente, apenas por desconhecer as melhores formas de executá-las.

Um exemplo de mal conhecimento o qual causou alguns problemas ambientais, ocorreu no Brasil, nas décadas de 70 e 80, onde foram exploradas grandes áreas da Amazônia, visando a extração de riquezas minerais, tais como ouro e ferro. Tal exploração era feita sem o apoio e sem a instrução do governo, ocasionando a má exploração econômica.

Tendo como exemplo a situação acima, é possível perceber que a falta de fiscalização, instrução e apoio do governo para com os garimpos acaba gerando uma grande e desnecessária degradação ambiental, e uma perda considerável de recursos, os quais se bem aproveitados, certamente gerariam um grande avanço econômico.

Devido o sistema capitalista o qual vivemos, grandes empresas e o governo, visam na maioria das vezes, apenas o "dinheiro imediato", de forma a não perceberem o avanço e o ganho que iriam ter, caso fosse gasto um pouco a mais do capital, com programas e campanhas, as quais apoiariam e instruiriam a correta exploração, trazendo um ganho muito maior no futuro.

Ultimamente muito se fala do meio ambiente, campanhas e programas mobilizam massas, porém o grade responsável, talvez necessite de uma reestruturação, deixando de visar apenas "o que acontece agora" e começando a agir realmente visando o futuro.

21 de Março de 2013.

Vinicius Vidal
Enviado por Vinicius Vidal em 10/04/2013
Reeditado em 15/04/2013
Código do texto: T4234478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.