Resgatando o Valor do Pioneirismo

Por Abel Joaquim Ribeiro

Refletindo sobre o termo pioneirismo, percebi que a sua grande característica é o desbravamento, aquele que se coloca como primeiro para explorar uma região ou uma situação, em síntese cheguei a uma conclusão de que os que se destacaram como pioneiros, são pessoas diferenciadas, corajosas, pessoas que marcaram épocas, nesse raciocínio procurei olhar para o lado espiritual e descobri algo fantástico.

Quando o Senhor Jesus ressuscitou, no primeiro dia da semana, algumas mulheres foram até o sepulcro e para espanto geral Jesus não estava lá, desoladas e preocupadas, pois julgavam ter sido roubado o corpo do Senhor, ate que a aparição de um anjo trouxe a elas um refrigério, quando o mesmo disse:’Por que buscais entre os mortos aquele que já ressuscitou? Ele não esta aqui’. Jesus havia ressuscitado (Mt 28. 1 ao 6). A grande promessa de Deus para nós, também se concentra na ressurreição, desta forma estaremos para sempre com o nosso mestre e na verdade esta é a única forma de estarmos para sempre com Deus. A bíblia nos afirma; Por que todos pecaram e destituídos (separados) estão da Glória de Deus ( Rm 3.23); ‘ O salário do pecado é a morte (Rm 6:23), morte que dizer separação e nesse caso a morte provocada pelo pecado nos separa de Deus, daí eu pergunto quem não peca?

Então observo que a única forma de estarmos ligados definitivamente a Deus é na ressurreição e para isso temos que seguir o exemplo dos nossos pioneiros na fé. A palavra nos mostra também que Cristo nos vivificou com Ele na sua morte (Cl 2:13). Como podemos nos vivificar Nele se estamos num corpo pecaminoso? É evidente que Deus conhecendo nossa limitação nos deu o ministério da reconciliação para que possamos alcançar seu perdão. No entanto eu entendo que embora sendo nós abençoados por Ele, ainda estamos muito longe de alcançarmos seu padrão de comunhão e santidade e nesse sentido o momento que alcançaremos com triunfo esse patamar será na nossa ressurreição, pois após esse estágio nunca mais pecaremos, estaremos livres desse mal. A morte e ressurreição de Jesus nos trouxeram vida, na nossa morte e ressurreição seremos totalmente transformados por essa vida. Muitos têm medo da morte, porém a morte física é o processo de aproximação total de Deus. As mulheres perguntaram onde esta Jesus? O anjo respondeu, Ele já ressuscitou, e nós perguntamos onde é que estão os pioneiros: Jose Jacinto, a filhinha, o José Cordeiro Barbosa, o Jose Pedro Serafim, o Armando, o Luiz Faria, a Zulmira Mateus, o Dorvilio, o Meneses, a Idalina, o Joaquim, a Nelza Elp’s, a Lena, a Alice, Eugênia, o José Martins, a Erika e tantos outros? Então o Senhor nesse momento dirá não estão ai, estão aqui, pois já ressuscitaram.

Reflexão:

Esses pioneiros e tantos outros que conhecemos precisam ser lembrados sempre. Pois se esquecermos deles hoje, amanhã não seremos lembrados.