A Mulher e o Poder: uma história de luta,  conquistas e desafios.

No mês de Março deste ano de 2013, na condição de prefeita, participei de muitos eventos em Abaetetuba e no estado do Pará não apenas para comemorar o dia internacional da mulher, mas para lembrar esta data que é símbolo da  luta feminina. 

Durante todo este mês,  pessoas e instituições organizaram debates e reuniões para discutir a questão de gênero pois apesar das mulheres possuírem, atualmente, níveis de escolaridade superiores ao masculino e de estarem cada vez mais presentes no mercado de trabalho,  ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.  Porém,  em nenhum âmbito da vida social a participação de mulheres e homens é tão desigual como no exercício do poder. A participação das mulheres na política institucional , seja à frente dos sindicatos, partidos políticos ou em cargos eletivos ainda é tímida. Porém, não podemos deixar de reconhecer que tivemos muitos avanços. O dia  24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Hoje, temos uma mulher governando o nosso país, porém mesmo com todos os avanços,  nós mulheres, ainda sofremos com o preconceito e opressão quando decidimos fazer política não como coadjuvantes mas como protagonistas da história. Muito ainda há para ser modificado para garantir a igualdade de gênero. É preciso pensar e garantir políticas públicas que levem ao empoderamento  de mulheres,  e a discussão da divisão do poder na família e na sociedade. Não basta a política de cotas partidárias, pois o resultado das últimas eleições mostrou que as cotas não são suficientes para mudar essa realidade.

A luta de mulheres que não tiveram medo de se expor, de avançar , de desbravar e de ousar contribuiu para que hoje em nosso país fosse conquistada a  participação feminina  na iniciativa privada , na justiça e na política dividindo com os homens os espaços de poder. Porém nós, mulheres que ocupamos o espaço de poder, sabemos quantos e quais são os entraves que impedem que outras mulheres participem da política. A falta de acesso a direitos, como uma creche digna para matricular os filhos, ou o preconceito enfrentando dentro da própria família faz com que muitas mulheres acreditem que "a política e coisa para os homens".

Hoje no comando da cidade de Abaetetuba agradeço aos homens e mulheres que elegeram  a mim para  guiá-los rumo á cidadania numa cidade que cresce e progride a cada dia.

A nós, homens e mulheres que pensam e executam as políticas públicas neste país cabe a honrosa tarefa de lutar por uma sociedade justa e democrática onde não haja predomínio da força, do preconceito e da violência e sim da igualdade de direitos para todos.

  Sigamos  em frente!!!

Francineti Carvalho

Francineti Carvalho
Enviado por Francineti Carvalho em 18/04/2013
Reeditado em 28/03/2016
Código do texto: T4247829
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.