A década do esporte brasileiro

A vitória do Rio de Janeiro sobre Tóquio, Madrid e Chicago na candidatura pela sede dos jogos de 2016 foi boa para o Brasil por ser a primeira vez que a competição acontece não apenas em território brasileiro, mas em todo o continente sul-americano. Seria injusto que os jogos não acontecessem aqui, já que todos os continentes das cidades em questão já os sediaram.

Além de 2016, o país já se candidatara à sede das Olimpíadas com Brasília (2000) e por duas vezes com o Rio (2008 e 2012). Isso prova que estava mais do que na hora do país, em crescimento econômico no exterior, realizar uma Olimpíada.

A realização dos Jogos por qualquer uma das outras três cidades em questão seria injusta porque sabemos que, apenas citando alguns exemplos, já tivemos jogos em Seul (1988), representando a Ásia; Atlanta (1996), representando não apenas os EUA, mas toda a América do Norte; e Atenas (2004) representando a Europa. O agravante da candidatura de Madrid é que Barcelona sediara os Jogos em 1992; no caso, apenas 24 anos antes; e Londres foi a sede de 2012, o que implicaria em duas Olimpíadas consecutivas no mesmo continente.

Portanto, sabendo das vezes em que o Brasil já tentara esse objetivo e, conforme já citado, atendo-se ao fato de que outras cidades de mesmo continente já sediaram essa que é a maior festa do esporte mundial; lembrando que as Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014) também acontecerão em território brasileiro, pode-se considerar essa como uma das maiores vitórias para o nosso esporte nos últimos anos!

TJ Torres
Enviado por TJ Torres em 06/05/2013
Reeditado em 07/05/2013
Código do texto: T4277406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.