Unidos pela Educação

Dezembro de 1998.

Em um dos colégios mais tradicionais de uma cidadezinha do interior de São Paulo, estudavam três adolescentes fortemente ligados por um mesmo sonho: ingressar no Ensino Superior.

Allan tem 17 anos e é o mais estudioso. Tem como principal característica sua determinação. Isso em virtude de sua origem humilde e dos problemas financeiros enfrentados por sua família há tempos. Valoriza tudo o que conquista, por mais simples que seja.

Camila tem 16 anos e é a mais inteligente. Dona de uma beleza fascinante, ela chama a atenção por sua autoconfiança em tudo que se propõe a fazer. O que ela não imaginava é que seu pai, dono de uma renomada empresa do ramo alimentício, estava aos poucos falindo. O que poderia afetar suas pretensões futuras, não fosse o bom investimento que ele mesmo fizera por sua educação.

Igor tem 17 anos e é o mais rebelde do trio. O que chama a atenção no jovem, assim como em Allan, apesar da forte personalidade, é a sua determinação. Mesmo sabendo que o pai, respeitado juiz da região, quer que ele faça Direito, o mesmo se recusa a seguir a carreira. Seu objetivo, desde criança, é outro totalmente contrário: Educação Física.

Por serem muito amigos, os três decidiram junto seguirem nessa nova fase de suas vidas. Mesmo com o fato de Allan não possuir melhores condições, eles decidiram prestar o vestibular na capital do estado. Acreditavam ser lá o lugar ideal para buscarem seus objetivos.

Depois de muitos esforços e, após realizarem as provas, aguardaram ansiosos pelo resultado. Assim como esperavam, a notícia não foi diferente: estavam aprovados! Mas uma notícia ruim veio paralela à euforia pelo resultado obtido: Allan não poderia buscar, do modo como desejava, a concretização de seu sonho. Não por falta de inteligência ou esforço. Mas porque sua família não poderia ajudá-lo nos custeio do curso e de uma eventual moradia em alguma república da cidade. Tal notícia abalou bastante os outros dois amigos. O sonho de ambos estava prestes a se realizar, enquanto o do amigo esbarrara no primeiro obstáculo.

Mas Allan, determinado e consciente do que buscava para si, e mesmo ciente de sua realidade, não desistiria facilmente. O que ele combinou com os amigos era que todos seguiriam adiante. Ele continuaria estudando - ainda mais - para conseguir a aprovação numa universidade federal.

Conformados com a decisão do amigo, e o apoiando totalmente, Camila e Igor seguiram a São Paulo. Eles passaram a se ver todos os finais de semana, trocavam ideias e se auxiliavam nos estudos. Juntos, prosseguiram rumo ao mesmo objetivo: serem independentes, amparados pela principal das bases de uma pessoa: a Educação!

TJ Torres
Enviado por TJ Torres em 06/05/2013
Reeditado em 07/05/2013
Código do texto: T4277724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.