Discutindo a leitura

Ainda há de se discutir sobre a importância da leitura no mundo atual?

Sentar-se e desfrutar de um bom livro, se interar com o que acontece de mais novo lendo um jornal ou até mesmo se distraindo com uma revista qualquer é coisa muito rara entre a sociedade que ainda se diz moderna.

A importância da leitura tem declinado muito nas últimas décadas. Não sabemos ao certo o que afasta as pessoas dos livros, mas os meios de comunicação, cada vez mais atuantes, ao invés de despertar a curiosidade do público e levá-lo a buscar outras fontes de informação, atuam no sentido de apartar os leitores de obras mais antigas, vulgo, livros.

Não se pode culpar tão somente os meios de comunicação e os outros processos que se atrelam a globalização. Se por um lado, eles contribuem para que se ache o hábito de ler um tanto antigo e fora de moda, por outro trazem a todos instantes novas informações através da internet, da televisão, rádio e até mesmo pelo celular. Por mais que a maneira como noticiam os fatos tenha mudado com o tempo, se diferenciando da leitura, a maneira como assimilamos o que nos é passado tem relação direta com o que lemos. Se uma pessoa tem o costume de ler diariamente, nem que seja uma notinha de jornal, terá mais chances de interpretar e entender com mais facilidade um texto de maior valor do que alguém que quase nunca lê.

Fora nos ajudar a entender o mundo que nos cerca, como se isso fosse muito pouco, para que mais a leitura será útil? Talvez, o dono de um mercado, só por hipótese, esteja lendo este texto agora e se pergunte em que sua vida de dono de mercado vai mudar, caso ele passe a ler mais vezes por semana. Esse é o ponto crucial, a leitura nos traz mais conhecimento a nível de mundo e de pessoas, no entanto nem todos sabem reconhecer a validade desse conhecimento.

É necessário que haja no Brasil uma verdadeira revolução cultural no que se refere ao costume de ler e interpretar textos. Na verdade, poderíamos citar até mesmo o termo regressão cultural, já que no passado as pessoas, em geral, devoravam mais livros do que hoje. Sempre com a vontade de partir para o próximo.

Todos têm que entender que ler é mais que se integrar à sociedade, ler significa estar em contato com outros espaços e tempos, deixar a imaginação correr solta e, ao mesmo tempo, ampliar nosso vocabulário, e por meio deste último mostramos quem somos e para que viemos.

O dono do mercado, por exemplo, ao assistir a televisão fica perplexo ao escutar a alta nos juros do país. Se lesse com maior freqüência, saberia que esse é um mecanismo que avança e retrai a todo tempo, dependendo da conjuntura do país. E escutando a expressão “tarifa cobrada sobre o preço de um produto”, também não vai unir significado - o mesmo que juros - e o signo, a própria expressão.

A leitura nada mais é do que a porta aberta para a compreensão de mundo, para adquirir conhecimentos e saber representá-los usando as palavras que serão reunidas em um vocabulário amplo, sem maiores complicações.

Nós, seres humanos, nos comunicamos pela linguagem e fazemos dela nosso cartão postal. Assim, fazendo da leitura um hábito como almoçar ou tomar banho, estaremos abrindo a mente para as boas novas do saber e ganhando espaço entre nossos companheiros.