A internet em prol do usuário

No atual mundo em que vivemos, somos beneficiados pela facilidade que possuímos em adquirir conhecimentos e conhecer novas culturas, mesmo sem sair de casa para frequentar cursos específicos e regiões ou países distintos. Essas e outras vantagens devem-se ao acesso quase generalizado das pessoas à internet. Mas, apesar desses pontos positivos, esse mesmo mecanismo pode trazer prejuízos ao seu utilizador, que precisa saber usá-lo em prol dele mesmo.

Muitas pessoas aprendem e ensinam o que sabem sem conhecer a outra pessoa pessoalmente, o que pode ser visto, por exemplo, através dos diversos cursos oferecidos on-line, que formam inúmeras pessoas, de diferentes faixas etárias e localidades. Com isso, aprender e ensinar tornou-se algo fácil, pois a pessoa consegue fazer isso no conforto de sua casa. Além dessa vantagem trazida pela internet, hoje também é possível criar e manter uma amizade bastando conectar-se à internet e visitar salas de bate papo, nas quais estão conectadas pessoas de diferentes nacionalidades, linguagem e cultura. Ou seja, também é possível fazer amizades sem sair de cada e sem a apresentação de outra pessoa. Portanto, a internet funciona como excelente ferramenta no aperfeiçoamento e transferência de conhecimento e como mecanismo de socialização, permitindo que o indivíduo converse com pessoas de seu interesse.

Por outro lado, esse mesmo mecanismo é capaz de colocar a vida da pessoa em risco, quando a mesma decide marcar um encontro com seu amigo virtual, sem refletir sobre o perigo que é expor-se a quem nunca viu nem conversou pessoalmente. A partir daí é que ocorrem casos de sequestro e até mesmo morte, visto que a pessoa “do outro lado da tela” pode não se apresentar ao seu “amigo” virtual como se dizia ser. Além dessa desvantagem, também existem as más influências que cercam o usuário ao conectar-se no mundo da internet, podendo-se citar como exemplo os grupos preconceituosos existentes em redes sociais como o Orkut e o Facebook, que apregoam valores intolerantes, impondo que determinadas religiões e cores são inferiores às outras ou são desprezíveis, através de imagens e conteúdos pejorativos e provocativos. Assim, é preciso que o internauta seja sensato e não participe de grupos do tipo, pois pode manchar a sua imagem como pessoa digna e até mesmo causar a revolta alheia e, por conseguinte, ocasionar brigas e discussões no “mundo de fora”.

Por fim, cabe dizer que a internet é um veículo bastante útil e vantajoso para todos, podendo nos beneficiar cultural e socialmente, mas, ao mesmo tempo, exige que tenhamos cuidados prévios ao usá-la, para que assim não comprometamos nossas vidas e a nossa imagem como pessoa.

Thaiz Matos
Enviado por Thaiz Matos em 01/06/2013
Reeditado em 01/06/2013
Código do texto: T4320291
Classificação de conteúdo: seguro