SILÊNCIO INTERIOR

Silêncio interior é fazer com que a mente, ou seja, os pensamentos se aquietem. Aquietar o pensamento não significa não ter pensamento percorrendo a cabeça, mas sim, orientá-los para um único ponto que, no nosso caso, é a presença real de Deus na criação e, sobretudo, no homem. Por isso, esforce-se para que o pensamento pense sempre na presença de Deus e no significado dessa presença. Ou seja, o que significa, para mim, gozar da presença benevolente, amorosa e misericordiosa de Deus?

Silencio interior é fazer com que o coração se aquiete, ou seja, que os afetos e sentimentos se aquietem. Por exemplo, quando se pensa numa historia da própria vida em que se sofreu alguma coisa, imediatamente se acende no espírito vivo sentimento dessa mesma história. Portanto, aquietar o coração, ou seja, os afetos e sentimentos é fazer com que eles sintam um único sentir, isto é, o calor da presença de Alguém de suma, grande importância para cada um de nós: Nosso Deus e Senhor Jesus Cristo.

Silêncio interior é fazer com que a vontade se aquiete, ou seja, que o desejo de fazer qualquer coisa seja secundado, pois, o principal desejo a orientar o momento de oração silenciosa é o de estar e permanecer na presença do Senhor Jesus a fim de escutar o que Ele diz a partir da obra da criação e, sobretudo, no pequeno e no pobre, do diminuído.

E, por fim, silêncio interior é diálogo do filho com seu Pai, pois, por meio do silêncio se abre um espaço para a ação do Espírito Santo e assim o diálogo se torna constante.

Dranem
Enviado por Dranem em 07/06/2013
Código do texto: T4329954
Classificação de conteúdo: seguro