TRAGA PAZ, CRESÇA SEM VIOLÊNCIA

Na Antiguidade Clássica, a violência já era um elemento preponderante por meio de guerras, com o intuito de expandir territórios e aumentar a mão-de-obra. Sabe-se que na modernidade, tal fato ainda se faz presente e com um grau de incidência cada vez maior. Diante desse problema social que assola a humanidade, seria possível mudar esse cenário que acompanha as relações interpessoais desde o seu surgimento?

A vida em sociedade está permeada por problemas, sobretudo aqueles que se referem à violência. Desde as antigas civilizações e também no período da Idade Média, ela era um meio recorrente para demonstrar poder e causar medo às pessoas. De maneira não distinta no século XXI, a violência está cada vez mais frequente, sobretudo quando relacionada ao crime organizado.

A carência do sistema educacional brasileiro, a desigualdade social, a falta de planejamento urbano e até mesmo o determinismo, são fatores associados à violência. Recentemente em São Paulo, houve um caso de estupro dentro de um ônibus e além disso, várias barbáries são cometidas como o assassinato do cantor John Lennon em 1980. Ele era um defensor ativo da paz mundial e enunciava a frase: "Faça amor, não faça guerra."

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, prevê que todas as pessoas tenham liberdade e segurança. Entretanto, vive-se um paradoxo entre teoria e prática, pois em virtude da violência, muitas pessoas restringem sua liberdade e tal segurança ainda é insuficiente. Desse modo, nota-se a presença vital das mais variadas formas de violência, seja assassinato, assalto, roubos e torturas. Contudo, é possível reverter essa situação especialmente ao unir força individual e oportunidades educacionais, sociais e culturais.

Por conseguinte, mesmo diante de um cenário caótico de violência ao se investir no setor educacional, as oportunidades de ascensão monetária e intelectual permitem que o indivíduo tenha novas perspectivas. O policiamento é necessário, todavia não a melhor maneira de resolver a origem desse problema. Desse modo, por meio da boa formação familiar, perspectiva individual e oportunidades de educação, cultura, esporte e lazer, o Brasil e o mundo terão novos horizontes para trazer paz e crescer sem violência.

Sweet Shadow
Enviado por Sweet Shadow em 12/06/2013
Reeditado em 12/06/2013
Código do texto: T4338685
Classificação de conteúdo: seguro