A MÍDIA É O "ÓPIO DO POVO"

Com o advento da Revolução Técno-Científica Informacional, vive-se num tempo em que a agilidade, a transmissão de notícias e informações, configura-se como fator essencial à vida. Os meios e comunicação como: jornais, revistas, internet e sobretudo, a televisão, contribuem de maneira ímpar para o poder persuasivo e de transformação social. Mas, de que maneira ocorre essa influência e como separar os benefícios e malefícios que ela traz?

Os meios de comunicação são veículos imprescindíveis para a vida e seu contexto globalizado. Além de ceder informações, permite o acesso ao conhecimento e a comunicação entre pessoas. Contudo, além desses benefícios, há problemas que devem ser abordados como o forte poder de influência e a capacidade de julgamento tão recorrente em casos polêmicos.

Karl Marx afirmou em um da suas frases que a religião é o ópio do povo. No cotidiano, pode-se modificá-la a ponto de dizer que a mídia tem sido o ópio do povo no sentido de anestesiar o senso crítico de grande parte das pessoas e revolucionar seu estilo de vida. Desse modo, tal influência se dá diretamente por meio dos recursos aliados a ela, como imagem, som e os constantes verbos no imperativo, o que consolida o sucesso de vendas e também a audiência.

Assim, nota-se o poder de transformação intelectual da mídia na vida humana. Sua atuação é tão relevante que ela é capaz de determinar padrões, sejam eles estéticos, partidários, políticos ou ideológicos. Por isso, pode-se atribuir a ela, a denominação de "primeiro poder", pois estabelece o que é certo ou errado, o que é bonito ou não e polemizar por meio de seus julgamentos.

Logo, mesmo por trazer benefícios, seja pela circulação de mercadorias, transmissão de conhecimento e informações, deve-se filtrar os elementos que a mídia transmite, especialmente no que se refere às ideologias por ela formuladas. Além disso, não se deve viver somente em função dos meios informacionais, pois acaba-se abstraindo do lazer, da leitura e do tempo em família para se integrar ao "ópio do povo". Portanto, é imprescindível ter senso crítico e discernimento para não ser influenciado e regido pelas normas por ela impostas.

Sweet Shadow
Enviado por Sweet Shadow em 12/06/2013
Código do texto: T4338701
Classificação de conteúdo: seguro